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Conexão Varejo: como gerar um conteúdo envolvente nas redes

Gerar engajamento é, sem dúvidas, o grande objetivo de empresas que apostam nas redes sociais. Medido pelo nível de relacionamento e de interação dos fãs com a marca, ele se traduz em curtidas, comentários e compartilhamentos, mas não somente isso. Uma ação de engajamento ocorre toda a vez que um seguidor faz o que a marca pede a partir de uma “chamada para ação” (CTA, ou “call to action”, em linguagem técnica). Alguns exemplos de CTAs são os termos “comente, marque, responda”, que deixam claro o objetivo de cada postagem.

Relevância se conquista

Como explica o CEO da GlobalAd, Vinícius Ghise, o primeiro passo para gerar engajamento é conhecer a fundo o seu público. “O lojista deve aproveitar os momentos frente a frente com o cliente para entender sobre ele, seus gostos e hábitos, e levar isso em conta para embasar a geração de conteúdo útil”, explica. Só engaja o conteúdo que é interessante. Por isso, a dica de Vinícius para o feed de notícias é a seguinte medida: 80% do conteúdo das marcas deve falar da área em que a empresa é especialista – como dicas de looks, combinação de cores e estampas, no caso de lojas de vestuário, por exemplo –, com informações que facilitam a vida do consumidor; e somente 20% do conteúdo comercial. E até mesmo as publicações comerciais têm que ser interessantes, com base em campanhas e vantagens para o seguidor. Não basta postar a foto de um produto com o preço e esperar que isso engaje alguém.

Métricas para ficar de olho
Alcance: quantidade de contas atingidas pelo post
Impressões: quantidade de vezes que o post foi exibido
Salvar/favoritar: volume de posts favoritados ou salvos

Para engajar mais!
> Monitore as menções da sua marca
> Interaja com os seguidores
> Responda com agilidade
> Personalize as mensagens para o seu público

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