Notícias

Conexão Varejo: veja como utilizar programas de fidelidade na sua loja

Além de aumentar a frequência de compra e o ticket médio, um programa de fidelidade ajuda a loja a conhecer melhor o seu cliente. Com os dados que ele informa é possível oferecer atendimento personalizado e um pós-venda qualificado, além de ações de marketing mais efetivas.

Cultura da fidelização

Implementar uma cultura de fidelização entre os atendentes é essencial, já que são eles que vão divulgar o benefício e cadastrar os clientes, recomenda François Holl, diretor da Kiskadi, empresa focada em soluções CRM e programa de fidelidade para franquias. A escolha da mecânica, seja de descontos, brindes ou outro método, depende do seu perfil de cliente. Ofereça uma vantagem real.

Método

Há bons sistemas acessíveis até mesmo para pequenas lojas, que orientam a captação dos dados. Apesar disso, o cadastro inicial deve exigir somente as informações principais para não pressionar o consumidor. Na segunda visita, complete com os dados que faltam. O método analógico, do cartão impresso com carimbo a cada compra, é uma forma mais simples, mas que estimula a fidelidade. Só é essencial armazenar as informações do cliente, das suas visitas e das compras.

Listas inteligentes

É importante segmentar o cadastro por perfis de consumidor, como aqueles que mais visitam, os que gastam mais, os inativos, para criar campanhas de marketing focadas. Mas é fundamental que os dados estejam atualizados e corretos. Com um sistema integrado ao CRM ainda é possível criar filtros para enviar e-mails e SMS, além de acessar resultados sobre o retorno da campanha.

Mantenha ativo

Periodicidade é tudo na busca da fidelidade. Por isso, é importante escolher um sistema que lembre automaticamente o cliente das vantagens de comprar na loja, e não somente quando ele já está lá. Envie as novidades, as ações e conteúdos relacionados ao seu produto ou serviço de vez em quando e estimule a visita.

 

Gostou desse conteúdo? Ele está disponível na revista mensal do Sindilojas Porto Alegre, a Conexão Varejo. Clique aqui e leia a publicação digital completa gratuitamente.