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“Quando o cliente se sente confortável na loja, ele pode comprar 40% mais”, afirma palestrante no Café com Lojistas

Visual Merchandising é tudo o que envolve a experiência do cliente. E foi sobre todos os aspectos que esse assunto engloba que Bruna Teixeira, arquiteta especialista em VM, falou na edição do Café com Lojistas que aconteceu na última quarta-feira (06), no auditório do Sindilojas Porto Alegre.

De acordo com Bruna, uma das formas de entender e colocar em prática o Visual Merchandising é equilibrar os cinco sentidos do cliente. Fazer com que ele se sita à vontade na loja é fundamental e existem inúmeras formas de conseguir isso. O bom atendimento, segundo a palestrante, deve existir sempre, mas quando combinado a diferentes sensações, que podem ser proporcionadas através de aromas, luzes e um som agradável, por exemplo, torna a experiência na loja muito mais agradável. “Quando o cliente se sente confortável ele pode comprar até 40% mais. Um ambiente convidativo faz com que as pessoas passem mais tempo na loja e, com isso, a probabilidade de consumir também aumenta”, argumenta.

Confira algumas dicas da palestrante para colocar em prática:

Organização: distribua os produtos de forma clara para que o consumidor encontre o que precisa. Preparar composições de produtos e cenários facilitam a escolha.

Preços: ao montar uma vitrine, mescle produtos caros com itens de menor valor. Isso ajuda a atrair todos os potenciais clientes para a loja.

Criatividade: na hora de distribuir os produtos pelo espaço e em vitrines, use a criatividade para aplicar técnicas como alternância de cores, simetria ou assimetria de produtos e repetição.  

Iluminação: selecione pontos que você deseja destacar e aposte em uma iluminação diferenciada. Entender as particularidades da luz amarela, neutra e branca é fundamental!

Exposição de produtos: coloque os itens que você deseja vender mais na altura dos olhos até a linha dos joelhos das pessoas.

“Visual Merchandising é tudo: arquitetura, publicidade, marca, vitrine, cores, etc. Todas as lojas, grandes ou pequenas, podem aplicar técnicas simples que terão impacto diretos nos seus resultados. O importante é sempre manter a atenção no cliente”, concluiu a palestrante.

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