Notícias

Vendas aumentam 11% na Black Friday em Porto Alegre

Um levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre indicou que a Black Friday deste ano foi bastante positiva para os lojistas da Capital. Foram entrevistados lojistas dos seguintes segmentos: roupas, materiais de construção, móveis e decoração, perfumaria/cosméticos, cama/mesa/banho, acessórios, calçados e eletroeletrônicos.

A data, que se consagra como uma das mais importantes do ano para o setor junto com Dia das Mães e Natal, teve aumento de 3 pontos percentuais em relação a 2018, resultando em 11% de crescimento, e ticket médio em torno de R$ 491. Perguntados sobre quando iniciaram as ofertas da promoção, que poderia se estender a uma semana ou a um mês devido às variações criadas para a data – Black Week e Black November –, 75,8% afirmaram que começaram somente na sexta-feira (29), dia na própria Black Friday. Já 21,3% aderiram à Black Week, iniciando na segunda-feira (25), e outros 3% na semana anterior, entre 17 e 22 de novembro. Ainda assim, o dia de melhores vendas foi na sexta (29) para 70% deles.

A respeito da forma de pagamento, o parcelado no cartão foi a mais utilizada em 58,3% das lojas pesquisadas. Em 36,1% dos locais o cartão de débito foi o mais escolhido, seguido de 2,8% no crediário e também 2,8% à vista em dinheiro. Roupas (32%), materiais de construção (22%), móveis/artigos de decoração (11,1%) lideraram as buscas desta enquete.