Notícias

Vendas de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado devem aumentar 15% neste verão em Porto Alegre

Os últimos dias de 2019 chegaram acompanhados de altas temperaturas em Porto Alegre. Enquanto institutos de meteorologia alertam para uma onda de calor histórica na Capital, a procura por ventiladores e aparelhos de ar-condicionado já começou a aumentar. De acordo com levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, a expectativa dos lojistas é de que, até o fim do verão, as vendas tenham um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. 


Apenas no mês de dezembro, as vendas aumentaram em torno de 14%. O produto mais procurado foi o ventilador portátil (64,7%), seguido por ar-condicionado split (32,4%) e ventilador de teto (2,9%). Neste período, somente 3,7% dos lojistas entrevistados estão oferecendo desconto na linha de produtos, com uma média de 15% de redução nos valores. O preço médio dos ventiladores mais vendidos é de R$ 114, e do ar-condicionado é de R$ 1.645. 


De acordo com 66,7% dos participantes da pesquisa, uma das principais preocupações dos consumidores para escolherem um novo ventilador ou ar-condicionado é o baixo consumo de energia.