6 dicas para montar seu plano de negócios

A elaboração de um plano de negócios é pré-requisito básico para quem quer empreender. O processo de colocar no papel todos os passos de sua empresa, refletindo sobre a viabilidade de sua ideia, dá ao…

A elaboração de um plano de negócios é pré-requisito básico para quem quer empreender. O processo de colocar no papel todos os passos de sua empresa, refletindo sobre a viabilidade de sua ideia, dá ao empreendedor uma ferramenta de apoio à gestão que poderá ser passada a todos seus funcionários e parceiros para deixar claro qual a missão e os objetivos do negócio.

Batista Gigliotti, coordenador da Fundação Getúlio Vargas, e Alvaro Cardoso Armond, professor da pós-graduação do Insper, são entusiastas do modelo de plano de negócios tradicional.

Segundo eles, métodos modernos de planejamento financeiro como o Canvas Business Model são úteis em diversas situações, mas um plano bem estruturado se faz necessário quando o assunto é a busca por investimentos. Confira as dicas dos especialistas para formular seu plano de negócios:

1. Buscar uma metodologia
Na internet, o empreendedor encontrará diferentes ‘receitas de bolo’ para montar seu plano. Ao invés de adotar algum dos formatos, ele deve buscar uma metodologia para pensar estrategicamente seu negócio.

2. Analisar o mercado
Avaliar detalhadamente a situação do mercado em que irá iniciar a operação é um passo importante. “Verifique o crescimento médio do setor nos últimos anos, os períodos de sazonalidades e os concorrentes, pequenos e grandes”, diz Gigliotti.

3. Estudar o público-alvo
Após a avaliação do mercado, é imprescindível avaliar o perfil do cliente. Conhecer interesses e hobbies e realizar ações direcionadas para cada público podem ser diferenciais. “Quem garantirá o sucesso da empresa é o consumidor”, afirma Gigliotti.

4. Conhecer o seu diferencial
Reinventar uma necessidade, produto ou serviço é uma tarefa complexa que envolve muitas pesquisas e testes. Expor esse diferencial de maneira eficaz não deverá ser um desafio tão grande. “Logo no sumário é importante deixar muito claro o que é o negócio e porque ele vai dar certo. Entenda qual é o pulo do gato que fará ele ser relevante para o consumidor”, diz Armond.

5. Manter a consistência do discurso
Deve-se manter uma linha de proporcionalidade e de relações de causa e efeito. Aquilo que está escrito no início do plano deve se confirmar na metade e no final dele. “A falta de consistência é o que tira a credibilidade e a vontade da pessoa de continuar lendo depois das primeiras dez páginas”, afirma Armond.

6. Sonhar alto e baixo
Reconhecer em quais áreas a empresa necessitará de suporte caso as coisas não saiam como o planejado pode fazer a diferença na sobrevivência do negócio. Para Armond, é importante apresentar variações de projeções financeiras com cenários otimistas e pessimistas. “Não tem problema algum em fazer estimativas, desde que o empreendedor esteja preparado para justificar todas as premissas”.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais