Histórico

Home >O Sindilojas >Histórico

História do Sindilojas Porto Alegre

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre – Sindilojas foi fundado em 18 de outubro de 1937 com o propósito de defender os direitos e interesses dos lojistas. A entidade surgiu praticamente em conjunto com o surgimento do sindicalismo no Brasil, a partir da reformulação, em 1931, da Lei Sindical de 1907 e do Decreto nº 24.694, assinado em 12 de julho de 1934.

Em 17 de outubro de 1937 seis varejistas mandaram publicar nas páginas de um conhecido jornal da Capital um convite aos demais lojistas para se reunirem e tratarem sobre a fundação da entidade que os representaria. No dia seguinte, outros 16 comerciantes se uniram aos primeiros e, às 20h daquele 18 de outubro, fundaram o Sindilojas Porto Alegre.

André Serrano, da Velasco & Serrano, proprietária da Joalheria Cruzeiro, foi aclamado o primeiro presidente da Entidade. Desde então, o Sindicato vem exercendo um papel importante no desenvolvimento do comércio de Porto Alegre e Alvorada, representando cerca de 18 mil lojistas.

Veja outros momentos importantes do Sindilojas Porto Alegre na Linha do Tempo:

2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020

A 1ª edição da Feira Brasileira do Varejo aconteceu em julho de 2013 no Centro de Eventos do Plaza São Rafael. O evento reuniu cerca de 3.500 pessoas interessadas em qualificação, inovação e novos negócios para tornar o varejo de Porto Alegre ainda melhor.

Tanto que, em 2014 o evento mudou-se para um espaço mais amplo, o Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, trazendo mais expositores e palestrantes internacionais.

Paulo Kruse, lojista do ramo do vestuário, foi eleito para assumir a presidência do Sindilojas Porto Alegre em abril de 2014 e, em conjunto com a diretoria também formada por lojistas, vem desenvolvendo um sólido trabalho em favor dos interesses dos lojistas da Capital e do crescimento do varejo e da sociedade. A cerimônia da posse da diretoria da gestão 2014-2018 aconteceu na Sociedade Leopoldina Juvenil e reuniu centenas de autoridades e lojistas convidados.

A terceira edição da Feira Brasileira do Varejo consolidou o evento como uma das mais importantes feiras do setor no país e trouxe visitantes e palestrantes de diversos Estados. Reuniu mais de cinco mil pessoas em três dias de feira e Congresso Brasileiro do Varejo, com palestras, mesas-redondas e visitas técnicas. O grande destaque deste ano foi a Smart Store com cerca de trinta tecnologias para ponto de venda, como provador inteligente e expositores inteligentes.

O Sindilojas realizou 336 horas de cursos para profissionais de 558 empresas, as Missões Empresariais levaram os associados para feiras em Gramado (RS), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Lima (Peru).

Já a 4ª Edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV) reuniu 56 expositores, 47 congressistas e mais de 6 mil visitantes do Brasil e da América Latina, tendo como principal destaque a vinda dos robôs TIKI e NAO, direto da Califórnia (EUA) – foi a primeira vez que esse tipo de tecnologia foi apresentada ao varejo brasileiro.

Este foi um ano marcante para o Sindilojas Porto Alegre. Em outubro, o Sindilojas Porto Alegre completou oito décadas de atuação, representando legalmente os lojistas de Porto Alegre e Alvorada, com a missão de defender os interesses e a promoção da categoria.

O Sindilojas Porto Alegre cumpriu a sua missão ao lado dos lojistas, modernizou-se, transformou-se e atraiu novos olhares, finalizando 2018 com uma excelente conquista: sendo o primeiro sindicato do Brasil a receber o certificado do Programa Great Place to Work. Isso significa que temos todas as qualidades para concorrermos ao ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no país.

Paulo Kruse foi reeleito presidente do Sindilojas Porto Alegre. Juntamente com sua Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados representantes do Sindicato junto à Fecomércio-RS, a gestão atuará à frente do Sindicato entre os anos de 2018 e 2022.

Sindilojas Porto Alegre anuncia seu novo posicionamento Inspiração para transformar o varejo. Entendemos que esse é o nosso propósito e permanecemos sempre ao lado dos lojistas para não apenas representar e defender, como para gerar benefícios e iniciativas que agreguem no dia a dia de nossos associados e de toda a sociedade.

Neste ano realizamos, ao todo, mais de 425 horas de cursos e workshops e 32 horas de Café com Lojistas – evento de networking e conteúdo que completou 10 anos em 2019 -, todos abrangendo assuntos extremamente relevantes e atuais. Sem contar as visitas técnicas do Varejo Experience e também os conteúdos que levamos por outros canais de comunicação, os quais também servem para nos capacitarmos – e-books, redes sociais, revista Conexão Varejo e podcasts. Tivemos, ainda, a 7ª edição da Feira Brasileira do Varejo, que teve recorde de atrações, resultando em mais de R$ 9 milhões em negócios prospectados entre expositores e visitantes. Foram diversas iniciativas para inspirar e transformar.

Nesse ano complexo e desafiador, o Sindilojas Porto Alegre cumpriu com o seu papel de defender a classe lojista e de lutar pela sobrevivência das empresas. Durante as muitas reuniões realizadas junto às autoridades e lideranças para debater as medidas de contenção da disseminação da Covid-19, reiteramos que o comércio tem, sim, capacidade e responsabilidade para manter-se de portas abertas e que este setor é fundamental para a economia da nossa cidade.