Setor de moda tem de enfrentar desafios para e-commerce, diz e-bit

A falta de padronização no setor de moda eleva o volume de trocas e devoluções de compras feitas pela internet. A afirmação é do diretor-executivo do e-bit e presidente do conselho de comércio…

A falta de padronização no setor de moda eleva o volume de trocas e devoluções de compras feitas pela internet. A afirmação é do diretor-executivo do e-bit e presidente do conselho de comércio eletrônico da FecomercioSP, Pedro Guasti, que participa do 2º Fórum Negócios da Moda, realizado pelo Grupo Estado e pela FecomercioSP, nesta terça-feira, 2.

O executivo explicou que, apesar das inovações tecnológicas, as pessoas ainda fazem aquisições online sem conhecer totalmente o produto. Por isso, as empresa tem de pensar em logística inteligente para operações de entregas, trocas e devoluções. Em grande parte, as companhias recorrem aos Correios, que possuem um processo de logística reversa. No entanto, essas operações de troca e devoluções custam quatro vezes o valor de entrega. “”É um problema que tem de ser enfrentado””, afirmou.

Pedro Guasti lembrou que o varejo também tem usado companhias terceirizadas para suas entregas, trocas e devoluções, de modo a ganhar agilidade no processo, mas que para isso precisam de caixa. Em média, segundo o executivo, a devolução chega a 1% das entregas e as trocas ficam por volta de 5%.

De acordo com dados do e-bit, a categoria de moda e acessórios responde por 5,87% do volume financeiro total de e-commerce no Brasil, mas se encontra na primeira colocação em termos de volume de pedidos feitos pela internet, com cerca de 15% do geral.

Para o executivo, as operações online e offline estão cada vez mais próximas, criando uma grande rede integrada de varejo. Essa perspectiva foi reforçada por Ana Isabel de Carvalho Pinto, diretora da Shop2gether. Para ela, o consumidor busca informação na internet para efetuar suas compras. Da mesma forma, muitas vezes, o cliente encontra algo numa loja física e já pesquisa sobre o produto na internet. “”O consumidor é um só, não é on, nem off””, destacou.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais