Parques Marinha e Redenção ganharão 30 câmeras de monitoramento

Dois dos principais parques de Porto Alegre terão incremento na segurança pública por meio do chamado cercamento eletrônico: o Marinha do Brasil receberá nove câmeras de monitoramento, e a Redenção, 21….

Dois dos principais parques de Porto Alegre terão incremento na segurança pública por meio do chamado cercamento eletrônico: o Marinha do Brasil receberá nove câmeras de monitoramento, e a Redenção, 21. A instalação dos equipamentos é orçada em R$ 1,7 milhão, com financiamento do programa Badesul Cidades. Ao Executivo municipal, a contrapartida será de R$ 170 mil.

A assinatura do contrato de financiamento ocorreu na manhã desta quinta-feira no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori e do prefeito da Capital José Fortunati. O objetivo do projeto é incrementar a segurança nos parques, já que as imagens capturadas serão monitoradas pela Guarda Municipal, com apoio da Brigada Militar, e transmitidas no Centro Integrado de Comando da Cidade (Ceic).

Se seguido à risca o cronograma, as obras devem começar nos próximos dias com a instalação dos dutos por onde passará a rede de fibra ótica e, depois, terá início a colocação das câmeras. A conclusão está prevista para o fim do ano.

Somados, os parques da Redenção e Marinha do Brasil totalizam pouco mais de 108 hectares. Questionado se 30 câmeras serão suficientes para abranger toda a área, Fortunati ressaltou o alcance dos equipamentos e a resolução das imagens:

— Uma câmera, dessas modernas, consegue uma visualização de até 500 metros com perfeição. Isso nos dá a tranquilidade de que a imagem captada será a de melhor qualidade e, com uma câmera mesmo distante, podemos aproximar de tal forma que ela fará a leitura de quem estará cometendo o ato infracional.

Na cerimônia, Sartori não falou com a imprensa. Em discurso, afirmou que o combate a criminalidade é prioridade do governo:

— O financiamento vai gerar, seguramente, mais segurança. A segurança que os gaúchos querem, desejam, clamam por isso. E deve ser uma prioridade. A segurança que o povo merece. A mesma segurança que é, também, nossa prioridade. Com paciência, com calma e com muita tranquilidade, vamos mudar muitos hábitos na área da segurança.

No dia em que anunciou o cercamento eletrônico da Redenção, Fortunati reafirmou sua posição sobre outro cercamento do parque – o físico. Ele se posicionou contra a instalação de grades na área e defendeu melhorias como maior iluminação para coibir a criminalidade. Nos próximos dias, o prefeito deve sancionar o plebiscito que convocará os moradores a opinar sobre o cercamento da Redenção.

— Entendo que não é o cercamento físico que irá resolver o problema da insegurança da Redenção ou de qualquer outro parque. O que resolve, em primeiro lugar, é iluminação, e nós estamos colocando um novo sistema, o cercamento eletrônico, que permite o acompanhamento do que acontece — opinou o prefeito. — Vou sancionar (o plebiscito).

Veja detalhes do projeto

— Quantas câmeras serão instaladas em cada parque?

O Parque Farroupilha receberá nove câmeras, e outras 21 serão destinadas ao Marinha do Brasil.

— Quantas câmeras já estão presentes nos dois locais?

Atualmente, cada parque conta com seis câmeras.

— Qual o cronograma das instalações?

Com início previsto para o próximo sábado, a instalação de fibras ópticas para contemplar as primeiras 12 câmeras deve ser concluída até 21 de julho. A Secretaria Municipal de Segurança espera que até o dia 12 de agosto a primeira fase do projeto esteja concluída.

— Qual a tecnologia empregada nas câmeras?

O sistema utiliza tecnologia de vídeo sobre rede baseada em protocolo TCP/IP, com gravador de imagens totalmente digitais. Ele será conectado via fibra óptica à rede de dados, utilizando conexões de até 2 Mbps por câmera para a transmissão das imagens.

— Onde serão instalados os equipamentos?

Por segurança, a secretaria não informa a localização exata de cada câmera. Porém, a pasta antecipa que as câmeras acrescentadas no Parque Farroupilha cobrirão a região do entorno da Avenida João Pessoa com a Rua da República, área com maior fluxo de pessoas e maior incidência de vandalismo e ocorrências policiais. No Parque Marinha, serão contemplados os passeios públicos e áreas de atividades esportivas.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais