Boletim Climático prevê chuva para o outono

O primeiro Boletim Climático deste ano trouxe previsão de chuva e calor para o Rio Grande do Sul. E na edição de março, além da chegada do outono no dia 21 deste mês, a previsão de chuva se mantém devido ao retorno, após meia década, do fenômeno meteorológico El Niño.

As condições oceânicas e atmosféricas favorecem um período propício à chuva acima da média e uma alta frequência de temporais. Há também o predomínio de ar quente e úmido que favorece a geração de nuvens verticais, responsáveis pelas tempestades.

Historicamente, o El Niño traz chuva acima da média para o Estado, sobretudo no inverno e na primavera. As projeções para o Pacífico nesta época do ano são menos confiáveis, é cedo para garantir que o fenômeno virá com intensidade, mas a probabilidade maior é que se alcance as condições do fenômeno no decorrer deste outono e do inverno.

O documento completo está disponível na Central do Associado e pode ser acessado através do link abaixo.