O jeito mais eficiente de formar preço

“As companhias investem pesado para trazer novos serviços e produtos ao mercado, mas na hora de precificar, deixam a peteca cair”, diz o consultor americano Rafi Mohammed, fundador da empresa Culture of…

“As companhias investem pesado para trazer novos serviços e produtos ao mercado, mas na hora de precificar, deixam a peteca cair”, diz o consultor americano Rafi Mohammed, fundador da empresa Culture of Profit LLC e autor do livro The 1% windfall (algo como “A lei do 1% para o lucro inesperado”). Preço é, segundo ele, a ferramenta mais rápida de crescimento dos negócios.

A primeira pergunta a fazer é quanto o seu lucro aumentaria se o preço subisse 1%. Se a margem operacional é, digamos, de 5%, quer dizer que a empresa fica com US$ 0,05 para cada dólar de receita. Um aumento de 1% significa que cada dólar de receita vai se tornar US$ 1,01 – e a margem vai passar de US$ 0,05 para US$ 0,06, um aumento de 20%. Essa estratégia, segundo um estudo da consultoria McKinsey, elevou a percentagem de lucro do laboratório Merck em 28%, da Delta Airlines em 17% e da Alcoa em 38%.

Nessa linha, é crucial incutir na equipe de vendas uma cultura do lucro. “O pessoal de vendas vê o desconto como uma apólice de seguros para a futura compra”, diz Mohammed. Existem formas melhores de segurar a clientela, como aprimorar o atendimento.

Para extrair o máximo do produto, ofereça mais de uma versão – além da premium, tenha a básica e a ultrabásica. Se o marketing é segmentado, por que não segmentar também o preço? Dê opções de plano de compra. Mude o preço de acordo com a geografia, a disponibilidade do produto ou o histórico de consumo do cliente. Em vez de vender, alugue. Para fidelizar o cliente, dê garantias futuras (preço congelado, flat rates). Facilite a transação, com tipos de financiamento e proteção ao cliente em caso de inadimplência por força maior.

Mas nunca dê descontos de mais de 30%. Isso acostuma mal o consumidor. “Para evitar a desvalorização, ofereça 20% ou menos”, diz Mohammed. E, quando fizer isso, use cupons de desconto, no qual apareça o preço integral. Assim ele se mantém na mente do consumidor.

Fonte: Época Negócios

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais