Aumento da renda dos trabalhadores puxa vendas no comércio

O aumento da renda dos trabalhadores impulsionou as vendas no comércio varejista em outubro, segundo Juliana Vasconcellos, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia…

O aumento da renda dos trabalhadores impulsionou as vendas no comércio varejista em outubro, segundo Juliana Vasconcellos, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As vendas no varejo cresceram 1% em outubro ante setembro, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio divulgada nesta sexta-feira (12). Em relação a outubro de 2013, a alta foi de 1,8%. “Foi a melhora da renda, que cresceu tanto em relação a setembro quanto em 12 meses, isso puxou o resultado de supermercados”, apontou Juliana.

As vendas nos supermercados subiram 1,3% na passagem de setembro para outubro. Foi o melhor mês para o setor desde julho de 2013, quando o volume vendido tinha aumentado 2,5%. “Houve aumento na renda, mas a taxa de desocupação também melhorou”, acrescentou a pesquisadora do IBGE.

A Pesquisa Mensal de Emprego, também do IBGE, mostrou recuo na taxa de desemprego em outubro, para 4,7%, menor patamar para o mês da série histórica. A renda real do trabalhador cresceu 2,3% em relação a setembro. Na comparação com outubro de 2013, o aumento foi de 4%.

Questionado se o movimento na economia gerado pelas eleições em outubro ajudaram o setor, o IBGE informou que não há elementos na Pesquisa Mensal de Comércio que possam medir essa relação. No entanto, a contratação de temporários para panfletagem de candidatos pode ter ajudado a aumentar a renda da população – o que teria impacto indireto nos resultados da pesquisa.

“Acredito que a renda tenha aumentado porque tem muito trabalho extra nas eleições, então pode ter influenciado (as vendas do varejo). O IBGE não capta esses eventos, mas a gente sabe que aumenta o poder (de compra) em função desse ganho que as pessoas têm distribuindo santinhos”, disse Nilo Lopes, técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.

Outro fator que ajudou o varejo em outubro foi o Dia das Crianças, com impacto sobre o setor de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação. A atividade teve crescimento de 3,5% em outubro ante setembro. “O Dia das Crianças influencia esse tipo de comércio”, disse Juliana.

Apesar dos bons resultados registrados pelo varejo nos últimos três meses, as vendas não devem recuperar o ritmo verificado no ano anterior. “Comparado com 2013, o crescimento ainda está abaixo”, confirmou a gerente da pesquisa.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais