Índice de Vendas do Comércio (IVC) registra aumento no mês, mas varejo segue em queda

O comércio gaúcho fechou setembro de 2014 com um aumento real de 1,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice de Vendas do Comércio (IVC), calculado por meio de convênio entre…

O comércio gaúcho fechou setembro de 2014 com um aumento real de 1,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice de Vendas do Comércio (IVC), calculado por meio de convênio entre a Fecomércio-RS e Fundação de Economia e Estatística (FEE), a partir de dados fornecidos pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). O índice é divulgado considerando as sete mesorregiões do Estado e 30 municípios. A pesquisa completa pode ser acessada aqui.

O resultado positivo foi provocado pelo comportamento das vendas do comércio atacadista (IVA), que apresentou, na mesma base de comparação, elevação de 4,0%. Já o comércio varejista (IVV) registrou leve recuo de 0,4%.

Fatores como confiança do consumidor em níveis baixos, a inflação persistentemente elevada e os juros atualmente praticados continuam a apresentar grande influência sobre o comportamento das vendas do comércio varejista gaúcho. Em setembro de 2014, o recuo ocorreu em cinco das nove atividades pesquisadas, com destaque negativo para o ramo de Veículos, Motocicletas, Partes, Peças e Acessórios (-4,3%) e Outros Artigos de Uso Pessoal e Domésticos (-8,3%).

No acumulado do ano, o setor de comércio (IVC) apresentou expansão real de 0,8%, fruto do crescimento de 2,6% do comércio atacadista (IVA). O comércio varejista (IVV) teve um desempenho negativo de 1,0% na mesma base de comparação.

Em 12 meses, o IVC cresceu 1,8%, também influenciado pelo comércio atacadista, com alta de 3,3%, e desempenho positivo de seis das oito atividades pesquisadas. Já o comércio varejista (IVV) registrou nova desaceleração em 12 meses influenciado por quedas consecutivas, registrando expansão de apenas 0,3% no período.

Em setembro de 2014, das sete mesorregiões analisadas, seis apresentaram aumento das vendas no comércio, com destaque para as regiões Centro Ocidental Rio-Grandense (5,6%) e Centro Oriental Rio-Grandense (5,7%). A mesorregião Metropolitana de Porto Alegre apresentou um crescimento de 3,1%. Apesar do bom resultado do atacado, o varejo permanece caindo nessa mesma base de comparação.

Veja também

    Noticias

    Microempreendedores de Porto Alegre podem acessar crédito com taxa zero de juros

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de diretoria do Sindilojas POA: análises econômicas, jurídicas e do Pl...

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Venda com emoção e estratégia: participe do curso psicologia da venda – 2...

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre entrega mais de 800 peças à Campanha do Agasalho da Pref...

    Veja mais