Impostos representam até 94% no preço de presentes para o Dia do Pais

A carga tributária nos presentes mais comuns comprados para o Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, pode representar até 94% do seu preço, segundo pesquisa da consultoria BDO. Entre os itens analisados, o campeão da lista é o uísque (94,25%), seguido por caixa de charutos (64,25%) e garrafa de vinho (54,25%). Por outro lado, um aparelho de barbear custa apenas o equivalente a 57,75% do seu custo, já que os outros 42,25% são impostos. A carga tributária menor também aparece, por exemplo, na mala (37,25%), camisa social (27,25%) e tênis (27,25%).

O IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) também fez uma pesquisa e aponta que o perfume importado é o que apresenta a maior carga tributária embutida no preço do produto, com 78,43% — o nacional conta com 69,13% de tributos.

A maioria dos principais presentes para o Dia dos Pais é de itens industrializados que têm incidência de Imposto sobre Produtos Industrializados.

E, no caso dos importados, do Imposto de Importação, explica o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike.

LISTA — Confira a lista de presentes comuns na data e sua carga tributária: água-de-colônia nacional (50,38%); almoço em restaurante (32,31%); aparelho MP3 ou iPod (49,45%); barbeador elétrico (48,11%); bolsa de couro (41,52%); flores (17,71%); cachecol (34,13%); calça jeans (38,53%); câmera fotográfica (44,75%); cartão de Dia dos Pais (37,48%); computador acima de 3 mil reais (33,62%); computador de até 3 mil reais (24,30%); gravata (35,48%); ingressos (40,85%); óculos de sol (44,18%); perfume importado (78,43%); perfume nacional (69,13%); serviço de TV por assinatura (46,12%); telefone celular (33,08%); televisor (44,94%).

IMPOSTOMETRO — Neste ano, o brasileiro já pagou cerca de 947,5 bilhões de reais em impostos, de acordo com dados registrados pelo impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). A marca dos 800 bilhões de reais foi atingida seis dias mais cedo neste ano do que em 2013, o que indica, para a ACSP, que o volume da carga tributária no País está acelerando.

RS — As baixas temperaturas podem ser um aliado do comércio no Rio Grande do Sul para potencializar as vendas no Dia dos Pais. A estimativa de crescimento nas vendas é de aproximadamente 3,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme prevê a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado. Em relação à média nacional, o RS está mais otimista, já que, para o País, há estimativas que apontam um crescimento de 1%.