A invasão dos cartões private label

DMCard aposta no modelo que está crescendo a níveis superiores aos dos cartões convencionais

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), até 2022, os cartões private label e co-branded atingirão três bilhões de transações, movimentando R$ 293 bilhões. Atualmente, 12% do faturamento total dos cartões de crédito provém desses segmentos.

O private label é aquele cartão de marca própria, oferecido pela própria varejista e que, através dele, utiliza estratégias para aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Já o co-branded leva também uma bandeira financeira e pode ser usada em mais de uma loja.

Os cartões private label estão apresentando números superiores ao de cartões de crédito no setor de alimentação, principalmente. Neste segmento, enquanto a DMCard – uma das principais empresas do setor – registrou 40,7% de aumento nas transações no 1° semestre do ano passado, o mercado de cartões de crédito teve resultado de 13,6%.

O gerente de marketing da DMCard, Marcelo Jacinto, diz que as grandes instituições financeiras (como Itaú, por exemplo), vêm diminuindo sua operação no segmento de crédito para o varejo. Um dos contratos que a DMCard conquistou durante essa mudança de postura dos grandes players foi o da rede Sonda de Supermercados (que era cliente justamente do Itaú).

Em 2013, a DMCard atingiu volume de vendas de R$ 506 milhões, que representa uma ampliação de 53% em relação a 2012. A carteira líquida própria chegou a R$ 85 milhões, com 84% de crescimento no número de contas ativas. As principais vantagens, segundo a empresa, são: baixa taxa de administração, benefícios ao lojista, consultoria gratuita e o armazenamento de dados sobre o comportamento dos consumidores.

A diminuição na inadimplência é outro fator buscado. “Não adianta dar grandes limites para a pessoa se endividar, temos que estudar o consumidor. Se ele tem uma dívida, pode ser que ele esteja passando por problemas, mas é passageiro. É preciso estabelecer um parcelamento jurídico que não sufoque o consumidor”, alerta.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas POA realiza reunião de diretoria para debater temas estratégicos do s...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    CAGED de dezembro 2024: Fechamento do ano do mercado de trabalho

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Mercado de trabalho em Porto Alegre: pesquisa do Sindilojas POA aponta desafios e ...

    Veja mais