Bombeiro dá dicas sobre PPCI

Em recente evento no Sindilojas Porto Alegre, especialistas sobre prevenção contra incêndios falaram para lojistas a respeito do Plano de Prevenção contra Incêndios (PPCI). Em entrevista para a equipe do…

Em recente evento no Sindilojas Porto Alegre, especialistas sobre prevenção contra incêndios falaram para lojistas a respeito do Plano de Prevenção contra Incêndios (PPCI). Em entrevista para a equipe do Sindilojas Porto Alegre, o tenente Dejalmo Oliveira esclareceu dúvidas sobre a obtenção do Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndios (APPCI), documento obrigatório para que as lojas possam funcionar regularizadas. Veja a entrevista abaixo:

O que a loja deve fazer caso não possua o PPCI? A primeira coisa que o lojista deve fazer, antes de inaugurar o estabelecimento, é providenciar a elaboração do PPCI. Este documento deve ser apresentado ao Corpo de Bombeiros no momento do pedido de vistoria e expedição do APPCI. Se a loja não tiver alvará do Corpo de Bombeiros, ela não consegue o alvará de funcionamento que a prefeitura municipal emite. Para elaborar o PPCI, o lojista deve procurar um engenheiro ou arquiteto que é o profissional responsável pela redação do documento.

A loja pode ser interditada caso ainda não tenha o alvará, mesmo que ele tenha sido solicitado ao Corpo de Bombeiros e prefeitura?
Não pode, desde que o lojista tenha em mãos o protocolo do pedido do alvará. Lojas serão interditadas quando não possuem PPCI. Neste caso, elas têm 30 dias para apresentar o plano ao Corpo de Bombeiros.

O alvará de PPCI tem validade?
Sim. Para estabelecimentos que oferecem risco baixo de incêndio é de três anos e para risco médio e alto, de um ano.

A renovação exige que o PPCI seja refeito? Ele deve ser refeito apenas se o local sofreu modificações ou se as leis e normativas fazem novas exigências. O engenheiro terá de analisar a necessidade de adequação do plano. Caso não haja adequações, o mesmo plano pode ser apresentado ao Corpo de Bombeiros para que seja encaminhada a renovação.

É preciso oferecer treinamento de combate a incêndios para os colaboradores da empresa?
Sim. Há um curso de quatro horas e um de vinte horas. As empresas que ministram estes treinamentos sabem indicar qual deve ser feito por cada empresa. É preciso estar registrado no PPCI quantos funcionários foram treinados e quando, pois o Corpo de Bombeiros vai observar isto na hora de emitir o alvará.

O Sindilojas Porto Alegre vai oferecer uma turma do treinamento prático de combate a incêndios no dia 25 de março, das 13h às 18h. O investimento é de R$ 90,00 para associados efetivos, R$ 120,00 para associado colaborador e R$ 150,00 para o público em geral. As inscrições são feitas pelo e-mail cursos@sindilojaspoa.com.br.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais