Campo e serviços fazem PIB gaúcho crescer 2,5% no primeiro trimestre do ano
Com bons resultados na colheita de arroz e fumo e um comércio aquecido, em razão do alto nível de emprego, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul cresceu 2,5% no primeiro trimestre ante o mesmo…
Com bons resultados na colheita de arroz e fumo e um comércio aquecido, em razão do alto nível de emprego, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul cresceu 2,5% no primeiro trimestre ante o mesmo período de 2012. Em relação ao quarto trimestre do ano passado, a economia gaúcha cresceu 1,1%, enquanto a brasileira avançou 0,6%. O resultado foi divulgado na manhã desta quarta-feira pela Fundação de Economia e Estatística (FEE).
Embora o maior impacto da supersafra de soja na economia do Rio Grande do Sul deva ser vista nos resultados do segundo trimestre do ano, quando há a colheita, a agropecuária cresceu 10,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo o principal motor da economia gaúcha. Os serviços subiram 2,3%, enquanto a indústria caiu 1,6%, principalmente por retração da metalurgia.
— Os números deste primeiro trimestre indicam que o Rio Grande do Sul deverá crescer mais do que o Brasil neste ano, após um 2012 em que sofreu com a estiagem — explica Martinho Lazzari, economista da FEE.