Tudo é mídia

Renata Serafim, diretora geral de planejamento da agência Talent, em encontro com lideranças varejistas, falou sobre o tema Branding no Varejo. Para começar, Renata chamou atenção para uma tática de atração frequente do varejo: preço básico. “Preço é fundamental mas se ele é a única arma, a margem será sempre pequena”, disse.

Para ilustrar, ela comentou o case da Ipiranga: “Há alguns anos, o mercado de postos de gasolina era tomado por uma guerra de preço. Em linhas gerais, a procedência da gasolina era a mesma em todas as marcas, então o foco recaía no preço. A empresa resolveu ir por um caminho diferente e apostar na força da marca. Hoje, Ipiranga é mais que gasolina, mas foi um trabalho longo de construção de marca”. A campanha de marketing e publicidade ajudou nessa construção. No Effie Awards que avalia a efetividade dos esforços de comunicação, o case “Pergunta lá no Posto Ipiranga” acumulou 3 ouros, 1 prata e, em 2012, o Grand Prix Effie.

Renata frisou a máxima “tudo é mídia”, tão forte no varejo. Pequenos e grandes detalhes, da embalagem à vitrine, da gôndola ao vendedor passam uma mensagem, um conceito. “Quando há coerência entre todas estas mensagens, o efeito na percepção do consumidor é muito positivo e poderoso”, comentou. “É como se a loja fosse um comercial de televisão. Ela é sua principal mídia, tanto que hoje até as indústrias estão querendo falar com o consumidor abrindo lojas”, ressaltou.

Glaucio Gil de Souza Braga, diretor comercial da Altenburg é um exemplo. A indústria de 90 anos abriu sua primeira loja há cinco, e também já vende suas peças de cama, mesa e banho no ecommerce. “Demos um importante passo quando decidimos nos tornar B2C, foi uma fase de aprendizado e agora temos planos de expansão”, comenta. Seu ecommerce, onde oferece 4.500 peças, registra crescimento de 30% ao ano. Esse canal de venda ainda não é considerado por Sidney Trevizan, proprietário do Grupo Trevizan com nove lojas próprias de calçados na zona leste de São Paulo. “Ainda não é o momento de entrarmos para o ecommerce”, comenta. Por outro lado, ele adiantou que irá investir mais nas redes sociais. “Como vimos, tudo é mídia e as redes sociais são uma maneira eficiente de nos comunicarmos com os consumidores”.

Passo a passo para construir uma marca no varejo:
1- Identidade – qual sua essência? Não adianta inventar, a marca tem uma vocação, a partir dela constrói-se o entorno;
2 – Passe os sinais corretos e seja fiel à sua identidade – a loja fala: vitrine, fachada, organização dos produtos…A loja em si é sua principal mídia e pequenos detalhes são os mensageiros da sua proposta;
3 – Tenha um propósito – transforme as histórias que as pessoas vivenciam na sua loja em recheio para sua marca;
4 – Força de vendas – a venda é um momento decisivo, como anda o engajamento da sua equipe?

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais