Começa a temporada de descontos e promoções em lojas e sites

Varejo promove saldões, mas consultor financeiro alerta para o consumidor avaliar a necessidade da compra

Passado o Natal, o varejo trata de colocar em liquidação produtos para limpar estoques e começar o ano com mercadorias renovadas. A temporada de promoções começou nesta quarta-feira em lojas de rua e de shoppings e no varejo online.

Inspirada em saldões do comércio europeu e americano, na internet é realizada a Boxing Week. Pelo segundo ano, a versão brasileira da campanha online é promovida um dia após o Natal. Nesta edição, mais de 50 lojas virtuais liquidam mercadorias até sábado, dia 29. Promovido pelo portal Busca Descontos, o mesmo que realiza a Black Friday, o Boxing Week promete descontos de até 70%.

– Tivemos o trabalho de filtrar todas as ofertas para divulgar no site apenas produtos com descontos reais – garante o presidente do Busca Descontos, Pedro Eugenio.

Em novembro, o Procon de São Paulo notificou empresas que participaram da Black Friday por indícios de maquiagem nos descontos – quando o fornecedor eleva o preço antes de colocar o produto à venda com o anunciado desconto.

– Se o consumidor for comprar fora do site, é preciso comparar se realmente o produto está em oferta – recomenda Eugênio.

A expectativa é de que o comércio eletrônico movimente R$ 75 milhões em quatro dias, ajudando a liberar produtos encalhados, já que as vendas online ficaram abaixo do esperado no Natal.

Enquanto isso, as principais lojas de ruas e de shoppings também fazem torra-torra de estoques. A Colombo começou ontem e termina hoje um saldão de Natal, com ofertas focadas em produtos específicos de eletrodomésticos, informática, televisores e móveis.

Sexta-feira, será a vez de a Manlec promover o 12 Horas de Loucura, com produtos lacrados e de mostruário com descontos de até 70%. A vedete serão panelas de pressão de 4,5 litros por R$ 7,90. O Pontofrio também está com ofertas pós-Natal nas lojas físicas, com descontos variáveis e condições de pagamento no cartão em até 14 vezes sem juros, até o dia 31.

– Mesmo diante de ofertas convidativas, o consumidor precisa avaliar bem a necessidade da compra, pois nesta época os gastos tendem a se acumular – alerta o consultor financeiro Silvio Paixão, professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi).

Para a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), 2013 deverá ter mais promoções do que este ano. As ofertas devem se concentrar em janeiro, com descontos entre 40% e 50% em diferentes categorias.

Calendário de ofertas

Até esta quarta-feira
A Colombo tem saldão de Natal em todas as lojas da rede com ofertas focadas em produtos selecionados das linhas de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, informática, televisores e móveis

A partir de quinta-feira
Às 19h a Manlec começa, com vendas exclusivas pelo 0800 512 111 ou pelo www.manlec.com.br

Sexta-feira
As lojas da Manlec realizam o 12 Horas de Loucura, das 7h às 19h

Até sábado
Termina à meia-noite do dia 29 a Boxing Week (www.boxingweek.com.br). Alguns participantes são Americanas, Boticário, Brastemp, Centauro, Colombo, Compra Fácil, Consul, Dell, Netshoes, Pontofrio, Submarino Viagem, TAM e Walmart

Até o dia 31
Ofertas pós-Natal em todas as lojas Pontofrio, com descontos e condições de pagamento de até 14 vezes sem juros

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais