Os desafios do varejista na época dos multicanais foi tema do Café com Lojistas

Os diversos pontos de contato com o consumidor – o varejo multicanal – foram abordados no Café com Lojistas, que aconteceu nesta manhã no Sindilojas Porto Alegre. O empresário José Roberto Resende,…

Os diversos pontos de contato com o consumidor – o varejo multicanal – foram abordados no Café com Lojistas, que aconteceu nesta manhã no Sindilojas Porto Alegre. O empresário José Roberto Resende, especialista em inteligência de mercado e monitoramento do varejo, ministrou a palestra Varejo Multicanal e o Novo Ponto de Venda e trouxe exemplos bem-sucedidos de lojas mundiais e nacionais que aplicam a inovação no atendimento e na gestão de suas equipes. Para Resende, o mundo não tem mais espaço para empresas lentas. “Varejo é adrenalina. Quem não inova, morre”, enfatiza.

O varejo multicanal compreende não somente a internet, mas também a televisão, as redes sociais, as vendas diretas e pelo celular e até mesmo os catálogos. Todos eles são concorrentes do varejo tradicional, embora possam ser também aliados. “Muitas lojas físicas têm e-commerce, venda direta e catálogos. Um não exclui o outro, mas é preciso focar em resultados. E bons resultados são conseguidos com atendimento de excelência. Principalmente nas lojas físicas, o consumidor vai até elas porque precisa de atendimento especializado. Do contrário ele compra na internet””””””””””””””””, aconselha Resende. Para o empresário, as empresas devem estar atentas ao multiconsumidor que chega às lojas informado e preparado, mas sem esquecer do antigo cliente que ainda precisa de ajuda e dará valor para o atendimento diferenciado. “Por isso, pense em sua equipe em primeiro lugar. Não existe cliente satisfeito se a equipe não estiver satisfeita”, finaliza.

Resende ainda apresentou dados do setor e tendências para os próximos anos. “O mundo está se tornando móvel. Somente em 2011, houve crescimento de 57% na venda de aparelhos de celular e 267% em tablets. Não tem mais volta. A compra pelos aparelhos móveis também vai aumentar cada vez mais”, diz. E o e-commerce continua sendo um fenômeno. Segundo os dados apresentados por Resende, foram vendidos R$ 18 bilhões em e-commerce no Brasil. A previsão de crescimento para o setor é de 20 a 25% neste ano, enquanto o varejo tradicional cresce de 7 a 8%. “Mas é importante dizer que se a empresa escolhe estar na internet, ela deve ser competitiva. O consumidor tem toda a informação e comparação de preços em tempo real. Se não apresentar os melhores preços, não terá bons resultados”, afirma.

Veja a apresentação completa sobre a palestra na Central do Associado e fotos do evento na página do Sindilojas Porto Alegre no Facebook.

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