Desemprego em outubro é o menor para o mês desde 2002, diz IBGE

Taxa atingiu 5,3% no período, conforme o instituto, com queda de 0,1 ponto percentual

A taxa de desemprego no mês de outubro apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas seis principais regiões metropolitanas do país ficou em 5,3%. A taxa foi a mais baixa para o mês desde o início da série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), em 2002.

Em setembro, a taxa de desemprego tinha ficado em 5,4%. O resultado coincidiu com a mediana das estimativas dos analistas, que esperavam taxa entre 5,1% e 5,6%.

No mês de outubro, a população desocupada somou 1,3 milhão de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve queda de 0,9% em relação a setembro e recuo de 5,1% na comparação com outubro de 2011.

O rendimento médio real dos trabalhadores registrou variação positiva de 0,3% em outubro ante setembro e aumento de 4,6% na comparação com outubro de 2011. Já a massa de renda real habitual dos ocupados no país somou R$ 42,2 bilhões em outubro, um aumento de 1,6% em relação a setembro.

Na comparação com outubro de 2011, a massa cresceu 7,9%. O rendimento médio real dos trabalhadores em outubro foi de R$ 1.787,70, contra R$ 1.782,68 em setembro. Em setembro, a massa de renda real efetiva dos ocupados totalizou R$ 42,2 bilhões, número que representa uma alta de 1,6% em relação a agosto. Na comparação com setembro de 2011, houve aumento de 8,6% na massa de renda efetiva.