Vendas no varejo brasileiro sobem 9,5% em junho, diz IBGE

As vendas no comércio varejista brasileiro tiveram alta de 9,5% em junho em relação a igual mês de 2011, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (16). Na…

As vendas no comércio varejista brasileiro tiveram alta de 9,5% em junho em relação a igual mês de 2011, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (16). Na comparação com maio deste ano, junho registrou alta de 1,5% no volume de vendas, na série com ajuste sazonal. Em maio, o resultado havia sido negativo (-0,8%).

A receita nominal registrou alta de 1,9% em relação ao mês anterior, representando o quarto mês seguido de taxas positivas. Analistas ouvidos pela “Reuters” previam que as vendas recuariam 0,3% em junho sobre maio e cresceriam 6,5% sobre um ano antes.

Atividades
Segundo o IBGE, entre as dez atividades pesquisadas, apenas uma apresentou em junho variações negativas. A atividade equipamentos e material para escritório, informática e comunicação teve queda de 8,9% na comparação com maio e de 14,6% no confronto com junho de 2011.

A atividade referente aos hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com variação de 11,3% no volume de vendas em junho sobre igual mês do ano anterior, foi responsável pela maior contribuição na taxa do varejo (55%), de acordo com o levantamento. Nos primeiros seis meses do ano, a atividade apresentou crescimento de 9,6%, e, nos últimos 12 meses, de 6,8%.

Móveis e eletrodomésticos, com alta de 15,8% no volume de vendas em relação a junho do ano passado, foi responsável pela segunda maior contribuição (29%) na taxa global do varejo.

“A atividade teve seu resultado explicado pela política de incentivo do governo ao consumo através da redução de alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a chamada linha branca, além da manutenção do crédito e da estabilidade do emprego, bem como pela queda dos preços dos eletrodomésticos”, afirma o IBGE.

O resultado no comércio varejista é um importante indicador da atividade econômica no país, cuja dificuldade em deslanchar é a grande preocupação do governo e principal fonte de pessimismo no mercado. O IBGE ainda revisou os dados das venda de maio sobre igual período de 2011, passando de alta de 8,2% para 8,3%.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais