Despesa com a implantação dos novos equipamentos pode chegar a R$ 6 mil
Com a validade da portaria, o Sindilojas Porto Alegre reafirmou posição contrária à determinação. A entidade ingressou com um mandado de segurança em maio de 2010. O encaminhamento resultou na aprovação…
Com a validade da portaria, o Sindilojas Porto Alegre reafirmou posição contrária à determinação. A entidade ingressou com um mandado de segurança em maio de 2010. O encaminhamento resultou na aprovação de um projeto de decreto legislativo que suspende os efeitos da norma e submete o texto à uma Comissão do Senado.
“Queremos que o projeto seja analisado e votado com brevidade e vamos acompanhar de perto este assunto”, enfatiza o presidente Ronaldo Sielichow. De acordo com ele, para se ajustarem às novas regras, as empresas têm que adquirir equipamentos certificados, que podem custar até R$ 6 mil. O Ministério do Trabalho calcula que seriam necessários mais de 1 milhão de equipamentos para concluir a mudança de sistemas. Até o momento, cerca de 100 mil aparelhos já formam comercializados. Entretanto, para o sócio-diretor da Divisão Trabalhista e Previdenciária da BDO RCS, Vitor Almeida, a medida é sinônimo de “burocracia e
transtornos”.
O volume de tíquetes impressos por funcionário supera
o custo de R$ 1 bilhão ao ano. Além disso, Almeida destaca o desgaste na adaptação de cada instituição e assegura que a alteração dos softwares gera prejuízos de milhões. A visão é compartilhada pelo coordenador do Conselho de Relações do Trabalho e Previdência Social da Fiergs, César Codorniz, que acredita em ampliação dos gastos com tinta, papel, impressão, perda de produtividade, deslocamentos e manutenção. Na opinião do dirigente, a determinação deve encontrar maiores reflexos nos pequenos negócios. Para ele, o processo deveria ter sido conduzido por uma série de negociações coletivas.