CNC projeta taxa de desemprego média de 5,7% para este ano

Marianne Hanson, da CNC: “Esperamos um mercado de trabalho mais favorável ao longo do ano”

A taxa de desocupação medida pela Pesquisa Mensal do Emprego (PME) do IBGE para as regiões metropolitanas do Brasil iniciou 2012 em alta, alcançando 5,5% em janeiro ante 4,7% em dezembro de 2011. Desconsiderando os fatores sazonais, a taxa de desemprego ficou estável em 5,8%, como resultado do crescimento em igual ritmo da População Ocupada e da População Economicamente Ativa, correspondente a 0,2%.

A Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) destaca que houve pequena recuperação no ritmo de geração de emprego em janeiro, o que manteve a taxa de desocupação em patamares baixos, sobretudo quando descontados os fatores sazonais. “Com um melhor desempenho econômico esperado a partir do segundo semestre de 2012, esperamos também um mercado de trabalho mais favorável ao longo do ano”, explica Marianne Hanson, economista da Confederação.

A CNC estima, para este ano, uma taxa de desemprego média de 5,7% (ante 6,0% em 2011), um crescimento de 2,2% da população ocupada (ante 1,3% em 2011) e um aumento da renda real de 2,8% (ante 2,6% registrados em 2011).

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais