Depois de criticar, EPTC adota adesivos nas paradas

Depois que moradores tentaram driblar por si próprios a falta de informação sobre as linhas de ônibus da Capital, a prefeitura lembrou de oferecer o serviço à cidade. Um dia depois de criticar os cidadãos…

Depois que moradores tentaram driblar por si próprios a falta de informação sobre as linhas de ônibus da Capital, a prefeitura lembrou de oferecer o serviço à cidade. Um dia depois de criticar os cidadãos que haviam afixado adesivos em pontos de embarque para informar que linhas passam pelo local, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) anunciou que vai encampar a ideia.

Em reportagem publicada ontem por ZH, o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, disse que o grupo que tentou contornar a falta do serviço público poderia ser submetido à legislação que enquadra pichadores:

– Qualquer adesivagem em mobiliário público só pode ser feita com autorização. Do contrário, é depredação.

Ontem à tarde, a prefeitura divulgou que “adotará a sugestão de grupo de publicitários para a identificação das linhas de ônibus nas paradas da cidade” e que “a iniciativa será agregada a uma série de outras ações que visam ampliar a interação entre o sistema de transporte coletivo da Capital com o usuário”. As autoridades disseram que vão convidar os criadores dos adesivos para discutir o assunto.

– Não podemos aceitar a adesivagem, pois é irregular, mas iremos aceitar a ideia. O que faremos é oficializar a ação, adequando-a às normas e regras existentes e garantindo que todo e qualquer dado informado seja fiel à realidade – disse o diretor-presidente em exercício da EPTC, Carlos Pires.

Órfãos do serviço público
Nos últimos dias, o grupo intitulado Shoot the Shit havia aplicado em alguns pontos de ônibus da Capital adesivos com espaços em branco convidando as pessoas a anotar neles quais linhas circulavam por ali.

Integrantes do grupo, os publicitários Giovani Groff, Gabriel Gomes e Luciano Braga resolveram fazer algo depois de sofrer para se mover de ônibus na cidade. Juntaram dinheiro e imprimiram 50 adesivos com a pergunta “Que ônibus passa aqui?”. A ideia angariou apoios na internet e motivou o grupo a lançar uma campanha de arrecadação para ampliar o serviço.

A EPTC informou que, no ano passado, distribuiu 7 mil mapas e guias de bolso das linhas de ônibus da cidade – o equivalente a um guia para cada 200 porto-alegrenses.

Como saber
– É possível consultar informações sobre as linhas de ônibus de Porto Alegre pelos telefones 156 e 118.
– Os sites www.eptc.com.br e www.poatransporte.com.br informam itinerários dos ônibus e lotações, assim como tabelas de horário e localização de pontos de táxi da Capital.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais