Senado terá de regular cobrança do ICMS em compra à distância

SÃO PAULO – A discussão sobre a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação Mercadoria e Serviços) em compras à distância está longe de acabar. A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado Federal…

SÃO PAULO – A discussão sobre a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação Mercadoria e Serviços) em compras à distância está longe de acabar. A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado Federal iniciou um debate sobre o tema, mas, por considerá-lo polêmico, não chegou a nenhuma conclusão.

Antes de entrar em vigor, o Senado terá de regular a medida. Segundo a Agência Senado, o ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados é um dos pontos da reforma tributária fatiada defendida pelo Ministério da Fazenda.

O protocolo, assinado por 19 estados brasileiros, exige uma parte do ICMS em operações interestaduais nas compras à distância (internet, telefone ou telemarketing) feitas pelo consumidor das mercadorias.

Senadores favoráveis
O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) se mostrou favorável à proposta, já que quando a Constituição foi promulgada, em 1988, não existia essa modalidade de compra e venda de mercadorias, que atualmente movimenta mais de R$ 14 bilhões ao ano.

Ele afirma que a ideia é assegurar aos estados de destino das mercadorias uma parcela – cinco pontos percentuais – do ICMS de 17% cobrado nas operações de compra e venda de mercadorias pela internet.

A medida tem apoio também de vários senadores, representantes dos estados onde se concentram os consumidores de produtos do comércio eletrônico.

Outra pessoa que defende a medida é o secretário da Fazenda de São Paulo, Andrea Calabi. No início do ano, ele disse à CAE que a Constituição é clara ao atribuir o ICMS ao estado onde a operação de venda se realiza.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais