Empresas têm até o dia nove de março para entregar a Relação Anual de Informações Sociais

O Ministério do Trabalho e Emprego já está recebendo a Declaração da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), relativa ao ano-base 2011, das empresas brasileiras. A declaração, que é isenta de…

O Ministério do Trabalho e Emprego já está recebendo a Declaração da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), relativa ao ano-base 2011, das empresas brasileiras. A declaração, que é isenta de tarifas, deve ser feita pela internet até o dia nove de março. Segundo o governo, os estabelecimentos ou entidades que não tiveram vínculos laborais no ano-base poderão declarar a opção Rais Negativa, com opção online.

De acordo com o governo, entre os objetivos do levantamento estão a identificação de beneficiários do abono salarial; a prestação de subsídios ao FGTS e à Previdência Social; o registro da nacionalização da mão-de-obra; auxílio à definição das políticas de formação de mão-de-obra; a geração de estatísticas sobre o mercado de trabalho formal e a prestação de subsídios ao Cadastro Central de Empresas (Cempre) e às pesquisas domiciliares do IBGE.

O Ministério do Trabalho lembra que as informações captadas na Rais referem-se aos empregados celetistas, estatutários, avulsos e temporários, entre outros. Os dados englobam a remuneração, o grau de instrução, a ocupação e a nacionalidade, entre outros. O preenchimento da Rais é obrigatório para os estabelecimentos inscritos no CNPJ com ou sem empregados.

As declarações deverão ser fornecidas pela Internet, mediante utilização do programa gerador de arquivos da Rais, conhecido como GDRAIS2010 e do Programa Gerador de Declaração Rais (GDRAIS2011). Será oferecida para todas as declarações a alternativa de transmiti-las com Certificado Digital. Havendo necessidade de retificar as informações prestadas, o término do prazo da Rais Retificadora, sem multa, também é o dia nove de março.

Em caso de dúvidas, os empregadores podem contatar a Central de Atendimento da Rais pelo telefone 0800-7282326 ou as Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, Gerências ou Agências de cada região.

De acordo com o governo, as empresas que não fizerem a declaração até 9 de março ficarão sujeitas a multa prevista no artigo 25 da Lei nº 7.998, de 1990. O valor cobrado será a partir de R$ 425,64, acrescidos de R$ 106,40 por bimestre de atraso, contados até a data de entrega da Rais respectiva ou da lavratura do auto de infração, se este for feito primeiro.

Veja também

    Noticias

    Evento da Fecomércio RS apresenta cenários econômicos para 2025

    Veja mais
    Noticias

    Co.nectar Hub: um destaque da inovação em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Crescimento de 0,4% em outubro: segue a recuperação do varejo no país

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Mercado de usados ganha força no RS: guia orienta tratamento fiscal e tributário...

    Veja mais