Maioria dos consumidores evita adquirir produtos de empresas que não gostam

SÃO PAULO – Mais de dois terços dos consumidores evitam adquirir produtos ou serviços de empresas das quais não gostem e, ainda, garantem que conferem os rótulos para saber qual é a empresa que está por…

SÃO PAULO – Mais de dois terços dos consumidores evitam adquirir produtos ou serviços de empresas das quais não gostem e, ainda, garantem que conferem os rótulos para saber qual é a empresa que está por trás da marca. Foi o que constatou a pesquisa global da Weber Shandwick, deixando claro que a reputação da empresa é essencial na hora da compra. Isso mostra que os consumidores estão se preocupando mais com as coisas que compram, e sentem que as marcas são garantia de qualidade para os produtos. Os entrevistados afirmam que a reputação das empresas é o que vai definir o sentimento que terão em relação aos produtos que elas oferecem. Uma empresa com boa reputação, por exemplo, garante que os produtos terão boa qualidade, ingredientes de origem certa e fabricação responsável.

Surpresa

A reputação das empresas interfere de forma intensa na hora das compras. A pesquisa revelou que mais da metade dos consumidores (54%) dizem que se surpreendem quando descobrem que um serviço ou produto que gostam é feito por uma empresa que não aprovam. Quando questionados sobre como reagiriam se estivessem em uma situação assim, 40% dos consumidores afirmaram que provavelmente deixariam de comprar o produto, enquanto 30% afirmaram que usariam a internet para encontrar mais informações a respeito da empresa e dos demais produtos que ela fabrica. “Surpresas desagradáveis sobre o produto não costumam ajudar a empresa: dois terços dos consumidores possivelmente vão deixar de comprá-lo”, revela a pesquisa. Outra constatação foi sobre o que os consumidores falam sobre as empresas, mostrando ainda que as discussões negativas sobre determinado produto repercutem mais do que as positivas. Ao questionar os entrevistados sobre o que discutem, os produtos encabeçaram as respostas. Quase sete em cada dez consumidores (69%), afirmam discutir frequentemente ou regularmente sobre os produtos que compram. A lista dos cinco temas mais frequentes também inclui o atendimento aos consumidores, como os funcionários são tratados, escândalos ou erros da empresa fabricante e a visão geral sobre a empresa. Os consumidores normalmente falam mais sobre os escândalos do que a qualidade corporativa, preocupação ambiental e serviços à comunidade.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais