Porto Alegre tem menor taxa de desemprego desde 1992, segundo Dieese

Em outubro deste ano, índice atingiu 7,1% da População Economicamente Ativa

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) na Região Metropolitana de Porto Alegre referente a outubro, divulgada hoje pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostrou que, em outubro de 2011, a taxa de desemprego total registrou redução, passando de 7,7% da População Economicamente Ativa (PEA) de setembro para os atuais 7,1%. Esta é a menor taxa da série da PED-RMPA, criada em 1992.

O nível ocupacional apresentou redução, após dois meses consecutivos de crescimento. Apesar do comportamento adverso da ocupação, a taxa de desemprego apresentou queda, atingindo o seu menor patamar de toda a série da pesquisa, devido à saída de pessoas do mercado de trabalho. O rendimento médio real mostrou, em setembro, variação positiva tanto para o total de ocupados quanto para os assalariados.

Segundo a PED, o contingente de desempregados em outubro foi estimado em 147 mil pessoas, 15 mil a menos do que no mês anterior e 21 mil a menos do que em outubro de 2010. Esse comportamento deveu-se à saída, neste ano, de 28 mil pessoas do mercado de trabalho, que superou a redução de 13 mil postos de trabalho.

O rendimento médio real referente a setembro registrou variação positiva tanto para os ocupados (0,5%) quanto para os assalariados (0,9%). Em termos monetários, esses rendimentos passaram a corresponder a R$ 1.445 para os ocupados e a R$ 1.424 para os assalariados.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas POA realiza reunião de diretoria para debater temas estratégicos do s...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    CAGED de dezembro 2024: Fechamento do ano do mercado de trabalho

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Mercado de trabalho em Porto Alegre: pesquisa do Sindilojas POA aponta desafios e ...

    Veja mais