Cinco passos para deixar os clientes mais felizes

Para que qualquer negócio dê certo, é fundamental entender as necessidades da base de clientes e se esforçar continuamente para aumentar sua satisfação. Os benefícios em conhecer bem os clientes são…

Para que qualquer negócio dê certo, é fundamental entender as necessidades da base de clientes e se esforçar continuamente para aumentar sua satisfação. Os benefícios em conhecer bem os clientes são inúmeros. Por isso, qualquer forma de adquirir informações sobre o seu público consumidor é válida, desde um cadastro detalhado de clientes, a pesquisas encomendadas de especialistas. A seguir, Barry Farber, colunista do portal Entrepreneur, sugere cinco maneiras de controlar melhor as vendas, satisfazendo as necessidades mais comuns de clientes, e garantindo que fiquem felizes com a sua empresa.

1- Seja proativo
Quando perguntamos ao consumidor quais as qualidades mais importantes de um vendedor, a maioria das respostas inclui proatividade. Isso se aplica a qualquer funcionário da empresa que tem que lidar com o público, e não só aos profissionais de venda. Particularmente, quando há um problema, você tem uma excelente chance de mostrar a seus clientes que eles estão realmente em primeiro lugar. Antecipe-se e resolva problemas com rapidez, com resultados orientados para a satisfação do cliente.

2- Comunique-se
Seja antes, durante ou depois da venda, a comunicação é a “cola” que mantém relacionamentos. Facilite a comunicação por meio da escuta atenta e da empatia com o interlocutor. Uma boa ideia é perguntar ao cliente como eles gostariam de ser contatados depois da venda, e com que frequência. Clientes são diferentes, por isso personalize o atendimento com comunicação efetiva.

3- Tenha uma atitude positiva
Parece óbvio, mas uma das observações mais comuns de clientes quando perguntados sobre as características de um bom atendimento é que uma atitude positiva e motivada do vendedor ou atendente faz toda a diferença na hora da escolha pela compra. Bons vendedores são geralmente aquelas pessoas que espalham positividade.

4- Entenda o negócio dos seus clientes
Outra qualidade dos vendedores eficientes é a capacidade de entender os objetivos e necessidades do cliente antes mesmo que o produto ou serviço seja apresentado. Descubra a individualidade de cada cliente fazendo as perguntas adequadas a esse contexto. O foco, portanto, será como seu produto ou serviço pode atender a essas necessidades individuais e específicas.

5- Faça follow-up
Nada de novo aqui. Não abandone seu cliente. Acompanhe-o no pós-venda e procure saber qual o seu nível de satisfação com o produto ou serviço adquirido. Seja por e-mail ou telefone, não faça contato apenas para fazer perguntas. Procure oferecer algo que possa ser de interesse, e mostre aos clientes que você está á disposição para servi-los com qualidade e entusiasmo.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais