Mais conservadora, somente 15% da classe D faz compras pela internet

SÃO PAULO – As compras pela internet ainda não conquistaram os consumidores da classe D. Segundo pesquisa realizada pela Quorum Brasil, dentre os que possuem acesso à rede mundial de computadores, somente…

SÃO PAULO – As compras pela internet ainda não conquistaram os consumidores da classe D. Segundo pesquisa realizada pela Quorum Brasil, dentre os que possuem acesso à rede mundial de computadores, somente 15% compram pela web.

De acordo com o sócio-diretor da Quorum Brasil, Cláudio Silveira, o conservadorismo é uma das razões que explica o baixo percentual de consumidores desse extrato de renda que compram pela rede.

Para ele, esta parcela da população não se sente à vontade para adquirir produtos e/ou serviços na internet, pois ela prioriza a pesquisa e gosta de comparar os produtos em várias lojas. Além disso, explica, “para a classe D este tipo de compra remete à aquisições por impulso, o que não é frequente nestes consumidores”.

A falta de cartão de crédito, completa, é outro problema que faz com que estes consumidores não comprem pela rede.

Produtos

Ainda segundo Silveira, diferentemente das classes A e B, ou mesmo da classe C, os consumidores da classe D não se interessam por livros, CDs, ou roupas – produtos tradicionalmente campeões de venda na rede. Por conta do foco na residência, dentre os que adquirem pela internet, os móveis e eletrodomésticos são os favoritos.

“É uma população que não tem muita opção de lazer, então, essas pessoas querem conforto dentro de casa, priorizando a reforma da casa, por exemplo. Neste sentido, elas se interessam em comprar eletrodomésticos ou mesmo um sofá no site de alguma loja popular”, diz.

Para o futuro, prevê o diretor da Quorum, estima-se que o aumento da renda eleve o percentual de consumidores da classe D que compram pela rede. Entretanto, analisa, o tipo de produto adquirido dificilmente deve mudar.

Acesso

No que diz respeito ao acesso da classe D à internet, o levantamento revela que 59% acessa de casa, 23% do trabalho e 18% de lan houses.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais