Empresas poderão ser obrigadas a informar valor total de compras parceladas

SÃO PAULO – Empresas poderão ser obrigadas a informar o valor total a ser parcelado de seus produtos e serviços, incluídos os empréstimos e financiamentos bancários. O projeto de lei que prevê tal…

SÃO PAULO – Empresas poderão ser obrigadas a informar o valor total a ser parcelado de seus produtos e serviços, incluídos os empréstimos e financiamentos bancários. O projeto de lei que prevê tal medida é o de número 919/11, do deputado José Antônio Reguffe (PDT-DF). O parlamentar entende que, com a proposta, o consumidor será beneficiado, pois terá melhores condições de comparar o valor total a ser parcelado com o que seria pago à vista.

Justificativa

Reguffe observa que as várias condições de pagamentos oferecidas pelos fornecedores, na tentativa de vender seus bens ou serviços, acabam deixando o valor que será gasto obscuro e impreciso. Com isso em mente, o deputado reconhece que o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) conta com lei especial que regula as relações entre consumidor e fornecedor. No entanto, sua proposta vem para suprir a falta de legislação no que diz respeito às compras realizadas na forma parcelada, ou nos casos em que o consumidor contrai empréstimos e financiamentos bancários.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais