Pesquisa Fecomércio-RS: Endividamento entre gaúchos registra queda em março

A quantidade de gaúchos endividados caiu 5 p.p na comparação entre março e fevereiro, chegando a 71% este mês. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), calculada pela…

A quantidade de gaúchos endividados caiu 5 p.p na comparação entre março e fevereiro, chegando a 71% este mês. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), calculada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e divulgada nesta segunda-feira (28/3) pela Fecomércio-RS, o percentual de famílias com contas em atraso também registrou queda, atingindo 33% – contra 36% no mês anterior e 39% no mesmo período do ano passado.

Os resultados contrariam a expectativa de que houvesse uma elevação no endividamento natural para o período. “Março é uma época em que as pessoas começam a sofrer os impactos de compras pré-datadas do natal, além de ser uma fase de aumento nas despesas escolares e de pagamentos de tributos anuais”, explica Zildo De Marchi, presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac. As famílias que não terão condições de pagar suas contas totalizaram 7% em março – índice 1% inferior ao registrado em fevereiro. “As contas atrasadas têm se mostrado altamente controladas, o que aponta para uma estabilidade, ou até mesmo queda, na taxa de inadimplência futura”, avalia De Marchi.

Entre os entrevistados, 40,4% acreditam estar pouco endividados, enquanto 10,6% manifestaram estar muito endividados. A maior parte do comprometimento financeiro (32,9%) tem duração entre três e seis meses, e pendências por mais de um ano correspondem a 21% dos endividamentos. Apenas 7,7% das famílias comprometem mais da metade do orçamento em compras parceladas, enquanto a grande maioria (59,1%) destina entre 11% e 50% da receita para débitos desse tipo. “O crescimento do emprego ainda está forte para os nossos padrões, isso faz a renda crescer e a possibilidade de inadimplência cai” Cartões de crédito representam 69,6% dos endividamentos, seguidos pelos carnês (51,2%), financiamentos de carro (9,8%) e cheque especial (9,3%). Para ver a pesquisa completa acesse www.agencia.fecomercio-rs.org.br/pesquisa.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais