Voos diretos decolam da Capital

Além das tradicionais ligações para Buenos Aires e Montevidéu, Porto Alegre entra no roteiro de novos voos internacionais. A Copa Airlines já começou a vender passagens para a Cidade do Panamá – uma…

Além das tradicionais ligações para Buenos Aires e Montevidéu, Porto Alegre entra no roteiro de novos voos internacionais. A Copa Airlines já começou a vender passagens para a Cidade do Panamá – uma opção de conexão para América Central e Estados Unidos –, e a TAP aguarda a autorização da rota Porto Alegre-Lisboa.

O crescimento do mercado de aviação brasileiro acima de 10% ao ano anima os projetos de companhias estrangeiras. Outro atrativo da capital gaúcha é a ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho. Quando tiver 3,2 mil metros de extensão, permitirá a operação de aviões maiores, ou mesmo possibilitando o transporte de maior volume de carga.

Anunciado em janeiro, o voo da TAP para Lisboa teve o pedido de autorização na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) encaminhado em 28 de fevereiro. Conforme o órgão regulador, a liberação de solicitações desse tipo demora 30 dias.

A análise é feita pelas áreas envolvidas, como Infraero (espaço no aeroporto), controle aéreo (Aeronáutica), Polícia Federal e Receita Federal. O voo para a capital portuguesa deve começar em 12 de junho. Ainda sem a autorização, a TAP não informa as tarifas.

A Copa Airlines já tem confirmada a decolagem do primeiro voo para a Cidade do Panamá em 15 de junho. As passagens estão à venda – no site da companhia, em agências e operadoras.

A empresa aérea pretende atrair passageiros interessados em outros destinos. O aeroporto da capital panamenha é o terminal de conexões da Copa para países centro e norte-americanos, além do Caribe. A nova linha é apresentada como opção de voo optando pela conexão no Panamá em vez de em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

A salvadorenha Taca opera no Salgado Filho com três voos semanais para Lima, no Peru. Devido ao bom resultado da operação, lançada no fim de 2009, estuda a implantação de novas frequências. Apenas 30% dos passageiros permanecem em Lima. O restante segue para outros destinos na América do Sul e Central, além dos Estados Unidos.

Veja também

    Noticias

    Economia global pede atenção constante

    Veja mais
    Noticias

    Comitiva do Sindilojas POA vivencia experiências inovadoras no varejo global

    Veja mais
    Noticias

    Reforma Tributária em debate: entidades e Sefaz reunidos em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Último Dia da NRF 2025 destaca experiências imersivas

    Veja mais