Planalto fixa ajuste do IR em 4,5%

Perto de ser encerrada a novela do salário mínimo, o próximo passo da presidente Dilma Rousseff é corrigir a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A tendência é de que ela seja reajustada em…

Perto de ser encerrada a novela do salário mínimo, o próximo passo da presidente Dilma Rousseff é corrigir a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A tendência é de que ela seja reajustada em 4,5%, correspondente à meta de inflação para este ano.

No Planalto, a orientação é não negociar o índice. O problema é que as centrais querem correção de 6,47%, correspondente à inflação de 2010 medida pelo INPC, o mesmo que corrigiu o mínimo e as aposentadorias.

Além disso, o governo está inclinado a tratar do reajuste apenas para 2011. Não se cogita fixar uma regra até 2015, como sugeriram os sindicalistas, para manter uma simetria com a política de valorização do salário mínimo. A ideia é calibrar, a cada ano, a renúncia de receita que poderá ser feita em benefício dos contribuintes. Em 2011, por exemplo, a perda de arrecadação decorrente da correção da tabela será da ordem de R$ 2,2 bilhões.

Apesar da posição fechada, o Planalto acena com diálogo. Na terça-feira, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) disse ao deputado Paulinho da Força (PDT-SP), presidente da Força Sindical, que queria conversar. – Eu disse a ele que só teria reunião se houver margem para negociação – disse o deputado.

A correção da tabela tornou-se uma bandeira importante para os sindicatos porque a maior parte das categorias conseguiu reajuste na casa dos 10% no ano passado e parte desse ganho vem sendo apropriado pelo Leão.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais