Acumula lixo na cidade mais uma vez

Porto Alegre amanheceu suja novamente. O lixo amontoado pelas ruas e avenidas repetiu a cena do Natal. A diferença é que, dessa vez, a causa do problema não foi o aumento excessivo do volume de resíduos em…

Porto Alegre amanheceu suja novamente. O lixo amontoado pelas ruas e avenidas repetiu a cena do Natal. A diferença é que, dessa vez, a causa do problema não foi o aumento excessivo do volume de resíduos em razão das festas. O vilão teria sido o clima. Segundo a assessoria de imprensa do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), a chuva fez com que roteiros deixassem de ser realizados ou concluídos. Já a alta temperatura teria provocado o abandono do trabalho de parte dos 126 garis. Moradores dos bairros Belém Novo, Chácara das Pedras, Sarandi e a região das avenidas Sertório e Farrapos ficaram sem o recolhimento de sábado à noite. Também houve atrasos em outros pontos da cidade.

Ao chegar às 8h de ontem em sua clínica geriátrica na Rua General General Couto Magalhães, bairro Higienópolis, o empresário Júlio Jorge Morosino, 44 anos, deparou com todo o lixo que havia separado no dia anterior. Havia, principalmente, resíduos de alimentos e fraldas. Até o meio-dia de domingo, quando o caminhão finalmente passou, Morosino teve de trabalhar enfrentando o odor e a sujeira. – Para amenizar, reforcei as sacolas plásticas e despejei desinfetantes por cima do lixo. Também passei por isso no Natal – queixou-se o empresário.

A mesma situação foi relatada pelo motorista Marco Aurélio Gorgen na Avenida São Paulo, bairro São Geraldo. Preocupado com a possibilidade de o material ser espalhado por catadores, Gorgen guardou as sacolas no pátio da casa. Como não obteve retorno nas ligações que fez para o DMLU, precisou ficar atento ao barulho do caminhão para conseguir se desfazer dos rejeitos. Com o consumo de Natal, houve aumento de 15% no volume de resíduos (embalagens de presentes e de eletrodomésticos). Com a sobrecarga, os 42 caminhões que normalmente recolhem 1,2 mil toneladas de lixo doméstico por dia, não conseguiram terminar a coleta. Os veículos lotavam antes de cumprir o roteiro. Teria havido problema em 15% dos 128 roteiros. A chuva agravou o problema.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais