Taxa de pobreza cai para 17,2% no RS em quinze anos

Entre 1993 e 2008, o Rio Grande do Sul reduziu o número de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza de 3,05 milhões para 1,82 milhão, segundo estudo da Fundação de Economia e Estatística (FEE),…

Entre 1993 e 2008, o Rio Grande do Sul reduziu o número de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza de 3,05 milhões para 1,82 milhão, segundo estudo da Fundação de Economia e Estatística (FEE), apresentado pela Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social do RS, com base em dados da Pnad e do Censo. O estudo O Fim da Pobreza: Desafio Civilizatório apontou que a taxa de pobreza no Estado caiu de 33,6% em 1993 para 17,2% em 2008.

Segundo a FEE, a faixa de pobreza inclui pessoas com renda per capita abaixo de meio salário mínimo nacional. O documento revela ainda que, se mantidas as condições atuais, sem a adoção de políticas públicas específicas, a proporção de pessoas pobres no RS cairá para 6,77% em 2022. O ano foi escolhido por marcar o bicentenário da independência do Brasil.

Para acentuar o ritmo de redução da pobreza, os órgãos apontam duas linhas de atuação: o planejamento familiar e a universalização do ensino fundamental. Para mostrar o efeito dessas medidas, o estudo propõe duas simulações. Se com a adoção do planejamento familiar fosse reduzido o número médio de filhos das famílias pobres de 2,1 para 1,5, a taxa de pobreza cairia para 5,7% em 2022. Caso além do planejamento, fosse eliminada a defasagem educacional de forma a garantir oito anos de escolaridade (Ensino Fundamental completo) para todos os habitantes, em 2022, a taxa cairia para 2,9%.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais