Maior poder aquisitivo e dólar em baixa refinam ceia natalina

Em um ano marcado pelo aumento de renda da população e desvalorização do dólar frente ao real, a ceia de Natal dos gaúchos será mais farta. Além dos tradicionais peru, panetone e espumante, a mesa…

Em um ano marcado pelo aumento de renda da população e desvalorização do dólar frente ao real, a ceia de Natal dos gaúchos será mais farta. Além dos tradicionais peru, panetone e espumante, a mesa natalina poderá ser decorada com produtos importados – como nozes finas, castanhas portuguesas e frutas cristalizadas.

Especiarias características da data, trazidas de diversos países e cotadas em dólar, chegaram a ser substituídas em 2009 por ingredientes mais baratos. Ao longo do ano, esses produtos chegaram a aumentar mais de 20% na origem – em razão da alta da demanda mundial e da quebra de safra em algumas regiões. Com a baixa da moeda americana no câmbio, o valor médio de itens como passas de ameixa, tâmaras e alcaparras tiveram redução de 5% no mercado brasileiro. — Quem deixou de comprar especiarias no ano passado para economizar poderá aproveitar agora — afirma Zildo De Marchi, diretor-presidente da importadora Uniagro.

Quanto aos itens produzidos no país, os preços seguiram a inflação, com algumas exceções. É o caso do chester e do camarão, que na Capital caíram 2,78% e 7,77%, respectivamente, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Veja também

    Cursos e eventosNoticias

    Uma certeza do varejo é a constante mudança: Fabi Nunes mostra estratégias de v...

    Veja mais
    Noticias

    Presidente do Sindilojas Porto Alegre é homenageado pelo CRA-RS

    Veja mais
    Noticias

    IPCA Porto Alegre – Agosto de 2025

    Veja mais
    Noticias

    Mercado de Trabalho em Porto Alegre no 2º Trimestre do ano

    Veja mais