Micro e pequenas empresas mantém boa taxa de pontualidade de seus pagamentos, aponta Serasa

A pontualidade de pagamentos das micros e pequenas empresas ficou estável em outubro, atingindo o mesmo nível observado em setembro: 95,5%. Assim, a cada 1000 pagamentos efetuados durante o mês passado, 955…

A pontualidade de pagamentos das micros e pequenas empresas ficou estável em outubro, atingindo o mesmo nível observado em setembro: 95,5%. Assim, a cada 1000 pagamentos efetuados durante o mês passado, 955 foram quitados à vista ou com no máximo sete dias de atraso. O resultado de outubro foi verificado tanto nas empresas comerciais (95,5%) quanto nas do setor industrial (95,2%). Apenas as empresas de serviços melhoraram a pontualidade de pagamentos durante o mês de outubro, passando de 94,9% para 95,3%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o indicador deve se manter estável ou até mesmo recuar um pouco nos próximos meses devido à efetivação dos pagamentos relativos ao 13º salário. Apesar disto, os níveis de pontualidade a serem observados no último trimestre de 2010 serão superiores aos registrados nos três meses finais de 2009.

O valor médio dos pagamentos efetuados pontualmente cresceu 3,9% em outubro/10 frente ao mês de setembro/10, atingindo o valor de R$ 1.494,55. Em comparação ao mesmo mês do ano passado (outubro de 2009), o valor médio dos pagamentos pontuais apresentou alta de 3,6%, a primeira variação anual positiva em 17 meses. Isto é um sinal de que a oferta de crédito às micro e pequenas empresas está se normalizando permitindo que estas empresas possam financiar valores médios mais próximos ao que vigoravam antes da eclosão da crise financeira internacional em 2008.

Veja também

    Noticias

    Prêmio Atena: entidade é reconhecida pela CNC por excelência em gestão

    Veja mais
    Noticias

    Artigo: produtividade nasce do cuidado

    Veja mais
    Noticias

    Orientação quanto ao funcionamento do comércio lojista mês de Dezembro

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    PIB 3º trimestre de 2025 e reflexos para o varejo

    Veja mais