Metade das empresas não providenciou novo ponto eletrônico, diz pesquisa

SÃO PAULO – Um levantamento realizado pela Madis Rodbel aponta que 50% das empresas não providenciaram o novo registro de ponto eletrônico. A obrigatoriedade está prevista para 1º de março. O prazo para…

SÃO PAULO – Um levantamento realizado pela Madis Rodbel aponta que 50% das empresas não providenciaram o novo registro de ponto eletrônico. A obrigatoriedade está prevista para 1º de março. O prazo para regulamentação do ponto eletrônico já foi prorrogado pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Inicialmente, a data prevista era 26 de agosto. “Os fabricantes conseguirão fabricar equipamentos para atender a demanda até o prazo estabelecido pelo governo. As empresas devem se atentar ao prazo para instalação dos mesmos e não deixar para última hora, afinal, estima-se que ainda haja um mercado potencial para 600 mil relógios”, afirma o vice-presidente da Madis Rodbel, Rodrigo Pimenta.

Sobre a obrigatoriedade

De acordo com o MTE, o sistema é opcional para as empresas com até 10 empregados. Já as empresas que possuem mais de 10 funcionários podem utilizar um dos dois outros sistemas permitidos: manual ou mecânico. Assim, a utilização do sistema eletrônico é opcional. O MTE acrescenta ainda que, em regra, o empresário decide pelo ponto eletrônico quando o número de trabalhadores faz com que a apuração manual da jornada torne-se mais custosa que a eletrônica. Ou seja, as empresas que precisam do registro eletrônico de ponto são as que possuem investimentos suficientes para tal.

Veja também

    Noticias

    Prejuízo ao comércio amplia debate sobre furto de cabos em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Orientação ao comércio nos jogos do Brasil na Copa do Mundo

    Veja mais
    Noticias

    Diferença de preços em produtos juninos chega a 300% em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Varejo aposta em estratégias promocionais e mantém bom desempenho no Dia dos Nam...

    Veja mais