Assembleias obtém aprovação unânime

Na manhã desta quinta-feira, 18, no Auditório Henrique Gerchmann, o Sindilojas Porto Alegre realizou duas assembleias para tratar a apresentação, a discussão e a votação de questões importantes para o comércio da capital. Entre elas, a reformulação orçamentária de 2010, a proposta de orçamento para o exercício 2011, a convenção coletiva de trabalho e a cláusula de contribuição assistencial.

Na Assembleia Geral Ordinária, realizada a partir das 9h, o vice-presidente Financeiro do Sindilojas, Marco Belotto, apresentou os números do orçamento de 2010 e a proposta orçamentária para o ano seguinte. Belotto esclareceu as dúvidas dos lojistas presentes e, na votação, os dois pontos obtiveram aprovação unânime.

A partir das 10h foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária, em que o assessor jurídico do Sindilojas, Flávio Obino Filho, e o vice-presidente de Relações de Trabalho e Capacitação, Sergio Galbinski, falaram sobre a Convenção Coletiva de Trabalho 2010, com data base em 1º de novembro, e sobre a cláusula de contribuição assistencial. Obino apresentou índices históricos e falou sobre o processo de negociação com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre. Em votação, as duas questões também foram aprovadas por todos os lojistas presentes.

Na ocasião, o Presidente do Sindilojas, Ronaldo, Sielichow, citou a sala de reuniões da sede, renomeada Hermínio Bittencourt, patrono do Sindilojas, destacando a importância do resgate histórico e as homenagens às pessoas que participaram da construção do sindicato desde a sua criação.

Veja abaixo o resultado da negociação:

Convenção Coletiva 2010

Reajuste: 7% até R$ 4.577,00 (5,39% de INPC + 1,53% de aumento real). Acima deste valor, a negociação é direta entre empregador e empregado.

Pisos: 2% de aumento real
Comissionado: R$ 744,00
Fixo: R$ 668,00
Empregados ocupados em serviço de Limpeza ou que exerçam a função de Office Boy: R$ 530,00