Lula diz que mundo “pode ir à falência” se países ricos não estimularem consumo

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quinta-feira em Seul, na Coreia do Sul, que se os países ricos incentivarem apenas as exportações como forma de sair da crise, “o mundo…

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quinta-feira em Seul, na Coreia do Sul, que se os países ricos incentivarem apenas as exportações como forma de sair da crise, “o mundo irá à falência”. Segundo Lula, ao contrário das nações emergentes, que adotaram políticas expansivas durante o auge da crise financeira internacional, os países ricos fizeram contenção de gastos.

O presidente também destacou que o comércio mundial depende diretamente do consumo nas nações desenvolvidas. — Todo mundo quer ganhar mais com mais exportação. E não é possível apostar apenas nisto. Os países emergentes não suportam ser responsáveis pelo consumo e pela produção ao mesmo tempo — completou Lula, durante entrevista coletiva ao lado do ministro da Fazenda, Guido Mantega, antes da reunião de cúpula do G20.

Lula disse que foi consultado sobre a alternativa de uma cesta de moedas para substituir o dólar como moeda de referência, e disse que o Brasil trabalha nesta possibilidade com China, Rússia e Índia. — Desde o ano passado estamos discutindo no BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), para fazer comércio em nossas moedas. Isto é fácil de falar, mas estamos tão acostumados a trabalhar com o dólar que há medo de fazer algo novo. Mas o dólar não pode continuar sendo uma moeda de referência se é feito por apenas um país. Tem que haver outras possibilidades de referência”, concluiu o presidente brasileiro. — concluiu.

A reunião dos representantes dos países que compõem o G-20 começou hoje e foi marcada por protestos. O governo sul-coreano criou uma grande operação de segurança para evitar outras manifestações anunciados por milhares de ativistas e até uma cerca de dois metros de altura foi instalada no local que reúne os líderes.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais