Inflação no ano já supera 2009

Sob forte pressão dos alimentos, a inflação acumulada neste ano ultrapassa a de 2009. Além disso, a alta generalizada de preços em outubro foi a maior para o mês desde 2002. No mês passado, o Índice de…

Sob forte pressão dos alimentos, a inflação acumulada neste ano ultrapassa a de 2009. Além disso, a alta generalizada de preços em outubro foi a maior para o mês desde 2002. No mês passado, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,75%, com destaque para o feijão carioca, que avançou 31,42%, divulgou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado do ano, o indicador oficial usado pelo Banco Central para cumprimento de meta de inflação teve alta de 4,38%, enquanto em todo o ano passado chegou a 4,31%. O grupo dos produtos alimentícios foi o responsável por quase 60% da inflação em outubro. O segmento registrou aumento de 1,89%, a maior variação mensal apurada pelo IBGE para o grupo desde junho de 2008, quando a alta dos preços chegou a 2,11%.

A coordenadora de índice de preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, ressaltou a pressão neste ano exercida pelos alimentos e por determinados serviços, como colégios, empregado doméstico e condomínio. Mas também lembrou que alguns itens vinculados ao dólar, como artigos de limpeza e de higiene pessoal, além de combustíveis e automóveis, estão contribuindo para conter a alta do IPCA.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse ontem que a meta de inflação terá de cair no governo de Dilma Rousseff, para que o juro real no Brasil chegue a 2% ao ano. Atualmente, o centro da meta é de 4,5%, mas com margem de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. O juro real é resultado da taxa básica (hoje em 10,75%) deduzido da inflação. Bernardo não quis colocar um prazo para a redução, mas explicou que deverá ser um processo gradual e de longo prazo. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado no cálculo de reajustes salariais, avançou 0,92% em outubro. No ano, acumula alta de 4,75% e, em 12 meses, de 5,39%.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais