Diminui percentual dos que vão usar 13º salário para pagar dívidas

Pesquisa divulgada hoje pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) aponta que 57% dos consumidores pretendem usar o décimo terceiro para pagar dívidas adquiridas ao longo do ano. O número é 10,94% menor do que o verificado em 2009, quando a intenção foi expressada por 64% dos entrevistados.

As dívidas com cartão de crédito e cheque especial foram as mais citadas, por 38% e 35%, respectivamente, dos que vão usar a renda para quitar os débitos. Foram ouvidas 567 pessoas de todas classes sociais durante o mês de outubro para a elaboração do estudo. Declararam que vão usar o salário extra para comprar presentes 19% dos consumidores. No ano passado, essa era a pretensão de 17% dos que foram ouvidos. Outros 12% vão aproveitar o dinheiro para lidar com as despesas de início de ano, como impostos e material escolar. Em 2009, esse percentual era de 10%.

Para o coordenador da pesquisa, Miguel Ribeiro de Oliveira, a ligeira mudança no perfil do uso do décimo terceiro acontece pela melhora da situação econômica do país: — Isso demonstra que a melhora da economia, com o crescimento da renda e do emprego, e o crescimento do crédito reduziram as dívidas pendentes destes consumidores.

Eletroeletrônicos e eletroportáteis lideram as intenções de compra neste Natal. Os consumidores que pretendem comprar produtos como TVs, aparelhos de DVD e máquinas fotográficas representam 76% dos consumidores. Os aparelhos de celular foram apontados por 75% dos compradores. Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito lidera com 80% e 74% dos consumidores disseram que vão pagar à vista. A intenção de gastos vai de R$ 200 a R$ 500 para 35% dos consumidores e de R$ 100 a R$ 200, para 22% deles.