Empresas inovam para integrar os colaboradores

Integrar novos colaboradores aos padrões e à rotina da empresa pode não ser uma das tarefas mais fáceis. São diversos princípios e valores a serem absorvidos pelos talentos que iniciam sua jornada, sendo a…

Integrar novos colaboradores aos padrões e à rotina da empresa pode não ser uma das tarefas mais fáceis. São diversos princípios e valores a serem absorvidos pelos talentos que iniciam sua jornada, sendo a compreensão e identificação desses conceitos consideradas fundamentais para que a permanência na companhia seja bem-sucedida. Tendo em mente o quão decisivo pode ser o momento de apresentação das regras corporativas na recepção aos funcionários, departamentos de recursos humanos começam a adotar ações inovadoras de interação.

Uma das ferramentas que vem se consolidando como aliada para incrementar o relacionamento interpessoal, assim como dar boas-vindas aos novos funcionários, é a tecnologia. Através de aparatos digitais ou virtuais, empresas têm dinamizado o processo de entrada e de interatividade entre os talentos que chegam e aqueles que já estão na companhia há mais tempo.

Por volta de 2003, a agência de propaganda Ingrupo Chp recebeu uma demanda para o desenvolvimento de um jogo, que atuasse como mecanismo de integração entre novas contratações de um cliente. O grande objetivo era repassar todas as informações corporativas, como normas de comportamento e de uso de materiais, sem que os novos colaboradores perdessem a atenção ao tema. “Trabalhamos esses conceitos de uma forma mais lúdica, porque você utiliza o aspecto lúdico que os games oferecem, para que o funcionário interaja e aceite esse conteúdo”, explica o diretor-geral da Ingrupo Chp, André Santocchi.

A primeira experiência deu tão certo que virou case de sucesso da agência e foi replicada com outros clientes. Hoje, a empresa trabalha em um nicho promissor, desburocratizando informações cruciais para a relação entre organização e colaborador. Os projetos são complexos e levam cerca de três meses, cada um, para serem concebidos, fazendo com que a demanda seja de três a quatro jogos desenvolvidos ao ano. Os games elaborados, porém, podem ser encaixados nas características de todo tipo de empresa, e vão desde jogos de tabuleiro até plataformas inspiradas em redes sociais, como Facebook e Twitter. “São totalmente customizáveis de acordo com as necessidades do cliente naquele momento”, reforça Santocchi.

Equipe é recebida em clima de viagem e visita cada setor

Na fábrica de ferramentas Famastil, em Gramado, os trabalhadores recém-chegados passam por uma experiência diferente. Em formato de passeio turístico, as novas contratações são apresentadas a todos os departamentos da empresa, ideia que surgiu a fim de aproveitar a atividade econômica predominante da região. Para dar ao tour traços mais realistas, cada colaborador recebe um passaporte, que contém as informações imprescindíveis sobre a organização. Após a visita de cada setor, o passaporte é carimbado, remetendo ao procedimento das alfândegas.

A gerente de recursos humanos da Famastil, Sabrina Blauth, lembra que, antes da implantação do tour, era observada dificuldade em repassar os detalhes sobre a estrutura e funcionamento da empresa. Com o método adotado, além de ficarem a par dos processos internos, os colaboradores já começam a trabalhar mais unidos e atentos a todo o ciclo produtivo no qual estão inseridos. “A pessoa percebe que o seu trabalho tem ligação com outra áreas, que o processo dela depende de outras pessoas, em uma cadeia muito maior”, explica a dirigente. “Isso gera resultados muito diferentes”, completa. Entre os avanços, Sabrina destaca a autonomia dos funcionários, que adentram no ambiente profissional cientes de quem devem procurar quando estiverem em situação de dúvida, por exemplo.

Para a vice-presidente de gestão e inovação da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul (ABRH-RS), Crismeri Delfino Corrêa, jogos e experiências dinâmicas aproximam profissionais e organizações, na medida em que o conhecimento sobre as normas torna-se mais atraente e interessante. “Se todas as empresas pudessem investir nesse momento de integração, com certeza iam atrair e reter muito mais talentos”, aponta.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais