País “ganha tempo” e dólar sobe

No primeiro dia em vigor do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6%, o dólar mudou de direção e subiu 1,26%, para R$ 1,687, na maior alta diária desde 29 de junho, quando a moeda americana avançou…

No primeiro dia em vigor do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6%, o dólar mudou de direção e subiu 1,26%, para R$ 1,687, na maior alta diária desde 29 de junho, quando a moeda americana avançou 1,57%. A movimentação dos mercados externos, motivada pela inesperada alta de juros na China, também ajudou a puxar o câmbio. A percepção dos economistas, no entanto, é que o Brasil está apenas “ganhando tempo” para que os países cheguem a uma trégua na “guerra cambial”. A tendência é que as medidas adotadas ontem percam vigor e que o governo seja obrigado a lançar mão de novos mecanismos para segurar a alta do real.

Nos bastidores, técnicos afirmam que, se o governo julgar necessário, voltará a carga. No cardápio: elevar o IOF para o investimento estrangeiro em ações, limitar a exposição de bancos e empresas ao câmbio, reduzir a capacidade de gerar negócios com uma mesma operação, ou até adotar medidas mais radicais, como fixar uma quarentena para a permanência dos dólares no país. – Foi uma tentativa de comprar tempo. O Brasil e outros emergentes estão em um fogo cruzado – avaliou Mônica de Bolle, da Galanto Consultoria, sobre o excesso de recursos nos EUA e o câmbio fixo na China. Os países emergentes estão preocupados com o afrouxamento monetário prometido pelo Federal Reserve (o banco central dos EUA) para o início de novembro, que pode inundar o mercado de dólares e desvalorizar a moeda americana.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais