Qualidade do crédito ao consumidor cai 0,4% no terceiro trimestre de 2010

SÃO PAULO – A qualidade do crédito ao consumidor piorou no terceiro trimestre deste ano. A queda foi de 0,4%, o que fez que o indicador alcançasse 80 pontos. Os dados são da pesquisa da Serasa Experian…

SÃO PAULO – A qualidade do crédito ao consumidor piorou no terceiro trimestre deste ano. A queda foi de 0,4%, o que fez que o indicador alcançasse 80 pontos. Os dados são da pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta terça-feira (19). Segundo os economistas do Serasa, o recuo é resultado do aumento acelerado do endividamento dos consumidores estimulado pelas condições de crédito mais favoráveis, pelos níveis de confiança. De acordo com os analistas, também contribuiu com este cenário, segundo o indicador, o fato de que a evolução do endividamento não foi acompanhada, na mesma proporção, pelos incrementos na renda do consumidor. Dessa forma, houve a redução da qualidade de crédito do consumidor. Ou seja, houve um aumento do risco de inadimplência.

Trajetória

Independentemente da queda, o índice ainda permanece em níveis acima dos registrados durante o segundo semestre de 2009, quando os impactos da crise financeira mundial rondavam o País. O indicador avalia, em uma escala de zero a 100, a qualidade de crédito do consumidor: quanto maior, melhor a qualidade e, portanto, quanto menor, pior a qualidade, o que significa que há mais chances de inadimplência.

O indicador O Indicador de Qualidade do Crédito segue o conceito que existe nas economias mais desenvolvidas. Ele é usado como referência para o mercado e para definição de expectativas do empresário e do consumidor. Com divulgação trimestral, o indicador mostrará, quando houver melhora da qualidade do crédito, uma tendência ao declínio da inadimplência e, a partir daí, espaço para redução das taxas de juros, já que há um risco menor.

Veja também

    Noticias

    Orientação quanto ao funcionamento do comércio lojista mês de Dezembro

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    PIB 3º trimestre de 2025 e reflexos para o varejo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA encerra 2025 com foco em dados, gestão e fortalecimento do comércio

    Veja mais
    Noticias

    Checklist do PDV: o básico bem feito funciona

    Veja mais