Shoppings centers devem vender cerca de R$ 87 bilhões em 2010
SÃO PAULO – Os shopping centers do Brasil devem vender cerca de R$ 87 bilhões em 2010, segundo um estudo realizado pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Center) em parceria com a…
SÃO PAULO – Os shopping centers do Brasil devem vender cerca de R$ 87 bilhões em 2010, segundo um estudo realizado pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Center) em parceria com a PricewaterhouseCoopers. Os empreendimentos recebem aproximadamente 807 mil consumidores por mês. Sobre os dias das semanas, o setor afirma que sábado apresenta o melhor desempenho no faturamento semanal, representando 23%, seguido de sexta-feira, que corresponde a 16%. Quase metade do faturamento durante a semana está concentrado nestes dois dias. Os dados apontam também que 92% dos shoppings abrem todos os domingos, dia que concentra 13% do faturamento semanal.
Número de lojas
Em relação ao número de lojas, foram contabilizadas 71.195. Desse total, 79% são lojas satélites, que compõem o mix total; 7% são lojas âncoras e 2%, megalojas. Lojas de serviços somam 8% e o restante (4%) é focado em lazer. Além das lojas que compõem o mix dos estabelecimentos, 94% deles locam áreas para quiosques e estandes, para ações de merchandising e realização de atividades temporárias. O número aproximado de quiosques e estandes em shopping centers é de 8.134, com maior concentração na região Sudeste (61%). Estes dados devem aumentar, já que 57% dos empreendimentos afirmaram ter planos de expansão atualmente ou para os próximos dois anos. Na análise de geração de empregos, em 2010, o setor ofereceu cerca de 703 mil, incluindo as lojas, a administração e terceirizados. Esse índice é maior que o indicado pelo censo realizado em 2008, quando havia oportunidade para 630 mil trabalhadores.
Sobre os consumidores
A classe social predominante nos shopping centers é a B, cuja frequência média representa 42% do total de visitantes. No entanto, a classe C tem destaque significativo quanto ao perfil dos frequentadores, com variação de 33% a 38%, de acordo com a região.
Sobre o estudo
No total, participaram da pesquisa 297 shoppings de todo o País, sendo que a maioria está localizada no Sudeste, com 171 shoppings. Outros 55 estão na região Sul, 37 no Nordeste, 25 no Centro-Oeste e nove na região Norte.