Procura do consumidor por crédito sobe 13,7% em setembro, aponta ACSP

SÃO PAULO – A procura do consumidor brasileiro por crédito aumentou 13,7% em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados, que foram divulgados nesta sexta-feira (8), são do Índice…

SÃO PAULO – A procura do consumidor brasileiro por crédito aumentou 13,7% em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados, que foram divulgados nesta sexta-feira (8), são do Índice Nacional SCPC de Crédito ao Consumidor da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). Segundo o economista-chefe da ACSP, Marcel Solimeo, os principais fatores que explicam o aumento das consultas são a disponibilidade de crédito, os prazos longos dos crediários, o aumento do emprego e da renda e a queda de preços de muitos produtos, importados ou com parcela expressiva de componentes vindos do exterior. “”Os indicadores demonstram que o crédito e as vendas do varejo continuam se expandindo em ritmo forte no segundo semestre, indicando as perspectivas de um final de ano favorável para o comércio””, afirmou Solimeo.

Regiões

A pesquisa indica que o desempenho da procura por crédito não foi uniforme, já que a região Sudeste apresentou uma expansão de 16,1% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2009. Na mesma base comparativa, as regiões Nordeste, Norte e Sul apresentaram crescimento menos intenso na procura por crédito, de 14,4%, 10,4% e 8,7%, respectivamente. O Centro-Oeste foi a região que apresentou a menor alta, de 3,9%.

Registros

Em setembro, o número de registros de inadimplentes incluídos nos SCPCs (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e SPCs (Serviço de Proteção ao Crédito) caiu 1,8%. Já os cancelamentos aumentaram 10,3%, indicando controle da inadimplência.

Veja também

    Noticias

    Grandes empresas marcam presença na Feira Brasileira do Varejo

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Parte do comércio registra crescimento nas vendas do Dia das Mães

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA mobiliza a imprensa para a FBV 2025

    Veja mais
    Noticias

    Um ano após a enchente, varejistas ainda enfrentam desafios e buscam reinvenção

    Veja mais