Metade dos consumidores pretende quitar débitos nos próximos 30 dias

SÃO PAULO – O consumidor brasileiro está disposto a fazer sacrifícios com o objetivo de retirar o nome de cadastros de inadimplentes e, assim, garantir a obtenção de crédito para uma eventual compra…

SÃO PAULO – O consumidor brasileiro está disposto a fazer sacrifícios com o objetivo de retirar o nome de cadastros de inadimplentes e, assim, garantir a obtenção de crédito para uma eventual compra futura. A conclusão é de uma pesquisa da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), realizada em setembro com consumidores que buscaram informações no balcão de atendimento do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Segundo o levantamento, divulgado na última quarta-feira (6), cerca de 50% dos entrevistados pretendem quitar seus débitos nos próximos 30 dias. O percentual é cinco pontos menores do que o verificado em setembro de 2009, quando 55% dos consumidores manifestavam tal intenção.

Forma de pagamento

Ainda de acordo com o estudo, do total dos que pretendem pagar suas dívidas no prazo máximo de um mês, 73% estão dispostos a cortar gastos com consumo e lazer e utilizar parte do salário para efetuar o pagamento. Em seguida, com 4% das respostas cada, estão os que pretendem usar recursos das férias e o 13º salário. Com 2% das citações estão os que querem pagar as dívidas com o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), e 1% por meio de empréstimos ou com recursos da poupança. Outras alternativas somaram 15% das respostas.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais